Home Teatros Teatro Maria Sylvia Nunes

Endereço: Estação das Docas (Boulevard Castilho França), no Boulevard das Feiras (Galpão nº 3).
Fones: (91) 3212-5525
E-mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Funcionamento: diariamente, a partir das 10 horas da manhã.
Site: www.estacaodasdocas.com.br/teatro_msn

Com capacidade para 426 lugares, o Teatro Maria Sylvia Nunes tem um palco com 200 metros quadrados, dois camarins e uma cabine de comando de som e luz.
No teto, foi preservada a estrutura metálica do antigo cais do porto. Já as paredes foram revestidas com lambril de pau amarelo, madeira nobre da Amazônia. Aqui a palavra de ordem é simplicidade e modernismo, sem perder a funcionalidade, o Teatro Maria Sylvia Nunes traz uma novidade: as poltronas especiais adaptadas para obesos e a entrada ao espaço foi pensado especialmente para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.

O nome do teatro faz referência a uma das maiores personalidades do teatro paraense: Maria Sylvia Nunes. Na década de 60, ela em parceria com o marido e escritor Benedito Nunes, fundou a atual Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Maria Sylvia Nunes iniciou suas atividades em 1946. Em 1957, fundou o Grupo Norte Teatro Escola, com o qual montou obras de João Cabral de Melo Neto, Tchekov, Sófoles, Ionesco, Ibsen, Sartre, entre outros. Premiada no Brasil e no exterior, Maria Sylvia também foi, durante anos, titular da cadeira "História do Espetáculo", no curso de Formação de Ator da Escola de Teatro do extinto Serviço de Teatro da UFPA. Já aposentada da universidade, em 1990, a professora fez um ensaio da leitura dramática de "Morte e Vida Severina" para os alunos da classe de Português, regida pelo professor Rodolfo Franconi, do Departament os Spanish and Portuiguese, da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tenessee.