Início >> Noticia >> Homenagem a Francisco Mignone e Gaspar Cassadó

Homenagem a Francisco Mignone e Gaspar Cassadó

Em comemoração aos 120 anos do violonista espanhol Gaspar Cassadó e do pianista, regente e compositor erudito brasileiro Francisco Mignone, o projeto “Bravíssimo!” apresenta o concerto didático com o violonista Mauricio Gomes.

Paraense, com uma vasta apresentação em recitais no Brasil e no circuito europeu como em Portugal, Espanha, Alemanha, Maurício Gomes, que atualmente é professor de violão do Conservatório Carlos Gomes, em Belém, fará o recital de violão com a execução de obras dos consagrados da música erudita como o violoncelista espanhol Gaspar Cassadó e o músico brasileiro Francisco Mignone. Ambos têm em comum à utilização de uma estética nacionalista em suas obras, que aproveita temas folclóricos e populares de seus países.

Gaspar Cassadó, catalão, nascido em Barcelona, se destacou como violoncelista e compositor e aproveitou ritmos da música popular catalã, como a Sardana. Foi estimulado a compor pelo violonista espanhol Andrés Segovia, a quem é dedicada à maioria de suas obras para violão.

Francisco Mignone, um dos músicos mais completos que o Brasil, já teve, desenvolveu com brilhantismo as atividades de pianista, regente, arranjador, professor e compositor. Escreveu suas primeiras obras para violão na década de 1950, mas ganhou novo estímulo para compor para violão em 1970, quando escreveu uma série de 12 valsas e uma série de 12 estudos.

Para este concerto, o violonista paraense interpretará obras consagradas como “Cancion de Leonardo”, “Preámbulo y Sardana”, “Catalanesca” e “Sardana Chigiana” de Gaspar Cassadó. Além de “Canção Brasileira”, “Batuque”, “Valsa Brasileira Nº1”, “Valsa de Esquerda Nº 8”, e “Lenda Sertaneja” composições do paulistano, Francisco Migone.

Por meio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria de Estado de Cultura e do Sistema Integrado de Museus e Memórias e do programa de música “Bravissimo! ” Do Museu do Estado do Pará, o Recital de Violão será nesta quarta-feira, 28, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará (MEP), às 19h30. Com entrada é gratuita.