Início >> Noticia >> Joias de Nazaré traz Devoção à Maria no São José Liberto
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Joias de Nazaré traz Devoção à Maria no São José Liberto

 

A 15 anos o Círio de Nazaré inspira a tradicional exposição Joias de Nazaré, que neste ano traz o tema “Devoção à Maria”. Com 110 joias, a mostra reúne joias religiosas em ouro e prata, feitas com técnicas de ourivesaria únicas, design inovador e diferenciado, produzidas por marcas do setor joalheiro do Pará de micro e pequenas empresas e empreendedores criativos, que participam do Programa Polo Joalheiros. A exposição está em sua 15º edição e acontece no período de 20 a 27 de setembro, no Espaço São José Liberto com entrada franca.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã que ocorre no município de Belém, no estado do Pará. É celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas por edição.

Na Exposição Joias de Nazaré 2018, serão apresentadas 110 joias que foram criadas e produzidas por 23 empresas e 21 designers e criadores durante o ano, com o desenvolvimento do Workshop de Geração de Produtos ministrado pela professora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará, Rosângela Gouvêa. A primeira etapa do processo foi a reunião dos designers, apresentação da ideia e definição do tema, “Devoção a Maria”, além da construção do quadro de referências com imagens produzido pelos designers envolvidos na criação.

Após o momento de preparação coletiva, os designers desenvolveram os seus projetos autorais que passaram por uma avaliação individual. Em junho, foi realizada a Feira de Projetos, iniciativa de acesso mercadológico destinada ao setor de design de joias onde são apresentados, para comercialização, projetos temáticos de joias sobre o Círio de Nazaré criadas por designers paraenses das categorias profissionais e estudantes. A feira foi reservada aos empresários do setor de joias paraense que têm interesse em produzir joias da coleção, cuja inspiração é a festa do Círio, nas dimensões cultural e religiosa.

A exposição tem como objetivo o fortalecimento e a verticalização do setor joalheiro autoral paraense, onde o design de joias contribui para a agregação de valor cultural, histórico e turístico, além de potencializar a imagem dos produtos paraenses do setor joalheiro. O evento também é uma ação de acesso ao mercado e inclusão sócio produtiva de microempreendedores, pois possibilita a geração de negócios nas lojas de joias instaladas no Espaço São José Liberto.

No lançamento será realizada uma missa, a partir das 17h, pela comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A solenidade de abertura está marcada para as 18h e a programação cultural será com Adson Baia, cantor e instrumentista paraense que cursa Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará. O repertório da programação incluirá canções como “Círio outra vez”, “Maria, Maria”, “Nossa Senhora” e outras músicas populares.

A exposição Joias de Nazaré é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME, o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia - IGAMA, a Secretaria de Estado de Cultura e o coletivo de empresários, designers e empreendedores criativos do Programa Polo Joalheiro do Pará, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará.

 

Serviço

Joias de Nazaré traz Devoção à Maria

Local: Anfiteatro Coliseu das Artes e Salão de Exposição. Espaço São José Liberto. Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém – PA. Com abertura no dia 20 de setembro, havendo missa às 17hs e início da exposição às 18hs, nos demais dias de 9 às 18hs. Entrada franca, mais informações, 3344-3500.