Início >> Noticia >> Oficina e recital de violão flamenco no Museu do Estado
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Oficina e recital de violão flamenco no Museu do Estado

 

Workshop de Violão Flamenco e recital de Violão Flamenco Brasileiro ganham dois dias na programação da II Semana de Música e Dança Flamenca, no Museu do Estado do Pará recebe, nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31). A oficina será realizada em dois dias com carga horária de 4,5 horas nos seguintes horários: das 16h às 18h, no dia 30 e das 16h às 18h30, no dia 31.  O curso é dirigido a estudantes e músicos profissionais e oferece fundamentos básicos da técnica da guitarra flamenca com o músico Fernando de La Rua que no encerramento fará um recital na Sala das Artes, às 19h30.

Na oficina, serão ministradas técnica flamenca – escalas, arpejos, polegar, rasgueosalzapúa, linguagem harmônica e cadência andaluza; gêneros e palos do flamenco; falsetas; novos caminhos e tendências - a influência da música brasileira no Flamenco atual na Espanha.

Carreira premiada

Fernando de La Rua, nascido na cidade paulista de Itapeva é filho de español e reside em Madrid, desde 2000.  A descendência espanhola influenciou intensamente sua personalidade e formação musical, inicialmente erudita. A partir de 1988, começou a pesquisar música espanhola, específicamente no Flamenco, que se caracteriza pela elevada técnica guitarrística e imensa variedade rítmica combinada com peculiar harmonia. Paralelamente, este trabalho está enriquecido com elementos harmônicos da música brasileira.  Esta fusão de influencias pode ser ouvida em seu primeiro cd ‘Nuances’, com composições próprias, gravado no Brasil e na Espanha e que traduz a mescla natural e espontanea dos aspectos culturais das duas terras.

A trajetória profissional de Fernando é marcada por premiações nacionais e internacionais como o prêmio Melhor música para dança no “Certamen de Coreografía, Danza Española y Flamenco” em 2004, no Teatro Albeniz, em Madrid e de “Autor Revelación” pela “Academia de La Música” de Madrid, evento realizado em maio de 2011. A esses se somam os prêmios de “Música” da Revista Brazil com Z. em Madrid, evento realizado em Junho de 201, pela criação de temas originais para espetáculos com montagens coreográficas na Espanha. O artista trabalha nos Tablados Flamencos de Madrid, onde desenvolve a capacidade de improvisação do típico "Cuadro Flamenco" e tem atuado nos principais festivais de música e dança por toda a Europa, América e Ásia. Entre os mais importantes se destacam o Teatro do Concertgebawn (Amsterdam), Teatro Albeniz (Madrid), Teatro Español (Madrid), Joyce Theater (New York), Teatro Shinjuku (Tokio), Teatro Victoria (Singapura), Teatro Coliseo (el Escorial), Café de la Danse (Paris), Kennedy Center (Whashington DC) e ONU (New York), entre outros.

As inscrições podem ser feitas com Allany Cassius de La Cruz e Victor Hugo nos fones : (91) 981964244 / 981477807 (91) 32693952.