Produção artística negra é tema de live nesta quinta-feira (19)

18/11/2020 14h41 - Atualizada em em 20/11/2020 16h28

O ‘Encontro na Casa’ desta quinta-feira (19), realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), traz como tema “Narrativas: cartografando o negro e a sua produção artística”. O bate-papo será disponibilizado ao público via live no canal da Secult Pará no Youtube, a partir das 17h, e contará com a presença de convidadas especiais: as produtoras Glauce Santos, Rita Cabral e Jorgete Lago.

O projeto desta semana terá mediação de Sanchris Santos, diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. “A ideia é mostrar que a celebração do dia da Consciência Negra vem marcada por lutas e traz as contribuições desta matriz para a cultura paraense/brasileira. As convidadas vão redesenhar os desafios enfrentados por elas, associados à luta do movimento social contra os preconceitos de todas as ordens, problematizando o impacto da produção da comunidade negra no desenvolvimento da sociedade, com ênfase na cultura, arte e educação.

A produtora Rita Cabral possui doutorado em Educação; Glauce Santos é doutora em Artes Visuais e Jorgete Lago tem doutorado na área de Música. “Vamos receber essas três mulheres que têm como matriz a produção negra. A live trata das análises dessas profissionais, que vão apresentar reflexões sobre a cultura negra em diferentes áreas, articulando suas falas com suas pesquisas”, explicou a diretora.

Encontro na Casa
Ao vivo no Youtube da Secult Pará