Notícias

Secult inicia reforma no Theatro da Paz

Em 2019, a secretaria realizou obras de contenção no equipamento para amenizar a falta de manutenção adequada do equipamento
Por Josie Soeiro (SECULT)
27/11/2020 12h26

Para cuidar do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), iniciou esta semana a obra de reparos, reforma e revitalização de uma das maiores casas de espetáculos do país, o Theatro da Paz. O equipamento, que é símbolo do período áureo do Ciclo da Borracha, vinha passando por problemas estruturais decorrentes da ação do tempo e das chuvas constantes na região, somados a décadas de abandono.

A Secult contratou, por meio de licitação pública, uma empresa especializada em serviços de restauro para a reforma que deve incluir: a revitalização da fachada; pinturas internas e pinturas especiais; reforma de forro; reforma e limpeza de pisos; reforma das instalações elétricas; tratamento de esquadrias; revitalização total do Café da Paz; reforma completa dos banheiros e vestiários; e reforma do sistema de proteção contra incêndio. A obra terá um custo total de R$ 3.000.000,00 (três milhões), com previsão de entrega para início de junho de 2021.

“Já faz mais de uma década que não tínhamos nenhum tipo de manutenção ou reparo sendo feito aqui. A gente mora numa região com muita chuva. Começamos as obras no ano passado, de uma forma muito importante, porque havia infiltrações em muitos espaços. E se nós não corrigíssemos logo o foco dessas infiltrações, não adiantava prosseguir com o trabalho. Então, a secretaria começou os reparos pelo telhado, que foi refeito, reestruturado, com trocas de todas as calhas, tudo foi trocado. E estamos sem nenhuma infiltração desde o ano passado”, explica o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo.

O equipamento cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1963, já passou por algumas reformas e reparos, com destaques para os anos de 1905, entre as décadas de 1960 e 1970, 2000-2002, 2010 e em 2019, quando a Secult iniciou as obras de contenção e reparo no forro do prédio. “Uma das novidades nessa obra é a criação de serviços especiais, como as novas salas de ensaio, a manutenção das cadeiras de palinha e revisão nos forros especiais de ferro. Então, vai ser uma obra de revitalização do Theatro da Paz do jeito que ele merece”, garante o diretor de patrimônio da Secult, Helder Moreira.
“O Governo do Estado tem sido incansável nesse cuidado e nessa responsabilidade com o nosso patrimônio arquitetônico e histórico. Depois da entrega da Casa das Onze Janelas e do início das obras do Palacete Faciola, nós iniciamos agora a obra de revitalização do Theatro da Paz. Esse teatro inteiro é um monumento, com peças muito preciosas feitas de ferro fundido inglês, mármore italiano, de bronze, com lustres franceses. No próprio hall de entrada, há muitas referências a esse universo imagético e simbólico amazônico. Nós temos uma mistura muito peculiar de materiais vindos da Europa, com características que são muito específicas da nossa região amazônica. Essa é realmente uma casa de espetáculos, uma edificação que merece de nós todo o carinho também pelo valor simbólico que ela tem para a população no Pará. Daqui a seis meses, o Governo do Estado espera reabrir o nosso Theatro da Paz com todo esse cuidado que ele merece e que a nossa população, que é dona desta casa, merece também”, destaca a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

História - O Theatro da Paz foi fundado em 15 de fevereiro de 1878 (há 142 anos), durante o período áureo do Ciclo da Borracha. O engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães realizou o projeto arquitetônico inspirado no Teatro Scalla de Milão (Itália). O equipamento foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, possui 1.100 lugares, além de uma acústica perfeita. Outros detalhes de destaque da construção secular são os lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Atualmente, é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil e é considerado um dos Teatros-Monumentos do País.