Notícias

Belém e Icoaraci na rota da música instrumental do fim de semana

Projetos “Porto Musical” e “Estação Musical” reúnem músicos da OSTP e AJB em apresentações gratuitas neste sábado (5) e domingo (6)
Por Josie Soeiro (SECULT)
04/12/2020 19h24 - Atualizada em em 04/12/2020 19h27

A música instrumental segue sendo mais uma opção de cultura e lazer ao ar livre com o projeto “Porto Musical”, neste sábado (5), a partir das 18h, no Parque Porto Futuro, no bairro do Reduto, em Belém. No domingo (6), às 18h30, em Icoaraci, será realizada a “Estação Musical”, na Estação Cultural do distrito. As iniciativas têm entrada gratuita e são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).


No Porto Futuro, músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentam em quarteto, com Vitor Slayer (flauta), Manassés (trombone), Josibias (teclado) e Ricardo Aquino (percussão). Na Estação Cultural, a música fica por conta de Antônio Gonçalves (saxofone), Edgar Matos (teclado), Augusto Castro (contrabaixo) e Cláudio Costa (percussão), todos integrantes da Amazônia Jazz Band (AJB).


Para alegrar o fim de tarde e início de noite, os músicos montaram um repertório variado pensando em agradar os diversos públicos e, claro, aproximar as pessoas da música instrumental. No setlist da semana estão incluídas músicas pop dos anos 1970, 1980 e 1990 tanto nacionais quanto internacionais. A Bossa Nova mais uma vez marca presença trazendo um pouco da memória sessentista e a música popular paraense não fica de fora, como a clássica “Foi Assim”, de Paulo André e Ruy Barata.


A diversão é garantida tanto para quem passeia pelos espaços quanto para os músicos, que podem exercer sua arte em um ambiente diferente. Para o saxofonista Antônio Gonçalves, o projeto oportuniza novas interações entre os músicos. “Essa tem sido uma experiência bem legal para nós músicos e para o público, porque a troca com eles é outra, muito diferente da composição que levamos para o teatro. Então apesar da gente [banda] já se conhecer e tocar junto há muito tempo, é interessante tocar com essa outra formação, é bem divertido”, conta.


As apresentações vêm acontecendo desde setembro no Parque Urbano Porto Futuro e na Orla de Icoaraci, sempre com a segurança do distanciamento social entre os músicos e o público e a programação segue semanalmente de forma gratuita até 19/12. Ambos os projetos têm a intenção de democratizar o acesso à cultura e fomentar o consumo da produção local de música instrumental e erudita.

SERVIÇO
Porto Musical
Sábado (05/12) às 18h
Parque Urbano Belém Porto Futuro - Bairro do Reduto
Entrada gratuita

Estação Musical
Domingo (06/12), às 18h30 
Na Estação Cultural de Icoaraci (R. Padre Júlio Maria, 937-995 – Cruzeiro, Icoaraci)
Entrada gratuita

 

Com informações de Sorella Conteúdo