Notícias

Secult realiza ação em homenagem às mães servidoras lotadas na instituição

Por Thaís Siqueira (SECULT)
07/05/2021 14h23 - Atualizada em em 07/05/2021 14h39

Nesta sexta-feira (07), as servidoras da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) que já são mães receberam uma homenagem em função do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, 09 de maio. Cada uma foi presenteada com um brinde, distribuído por meio de uma ação da Núcleo Psicossocial da Gerência de Pessoas.

“Considerando o momento de dificuldades e incertezas vivenciadas por todos nós em função da pandemia, a ação para homenagear as mães servidoras da Secult foi de grande importância e simbolismo. Nossa interação nos últimos meses tem sido afetada de maneira drástica pelo distanciamento social. As entregas dos kits e as visitas aos setores simboliza uma lembrança afetuosa e fraterna de resgate da interpessoalidade; traz a todas nós, mães e mulheres que exercemos a função materna, uma experiência de gratidão e de esperança em dias melhores para todos”, destacou a gerente de Pessoas, Eliana Cavalcante.

Um levantamento feito pelo Núcleo Psicossocial apontou que cerca de 62% das mulheres que trabalham na Secretaria são mães. Uma delas é a economista e técnica em gestão pública, Christiane Darwich, que atua na Assessoria de Planejamento. Ela conta que a homenagem promove um grande sentimento de valorização. “Fiquei muito feliz por termos sido presenteadas por esse dia tão especial. Ser mãe é maravilhoso. Você olhar para aquele ser que foi gerado com tanto amor e ver que ele se tornou uma pessoa tão incrível traz muito orgulho e alegria”.

Christiane revela os planos para o domingo mais especial do ano: almoçar com a mãe e jantar com o filho Rafael, de 11 anos. “Meu desejo é que neste momento que estamos passando todas as mães possam renovar a sua fé, fortalecer o amor pela família, pelos filhos, pelos amigos e irmãos. Que todas elas possam renovar suas forças e que tenham fé para continuar sua caminhada com muito amor”, frisou a economista.

De acordo com a psicóloga do Núcleo Psicossocial, Sâmia Monteiro, a ação foi adaptada para este momento no qual a orientação é evitar aglomerações. “Tentamos fazer o máximo para cuidar das nossas servidoras e, mesmo durante a pandemia, essas datas comemorativas não podem passar em branco. Então, como não podemos aglomerar, realizar palestras, pensamos em um brinde que pudesse levar uma mensagem, com doçura e leveza, a essas mães, que são trabalhadoras e merecem todo o nosso carinho e respeito”, disse.

Mãe de três meninas com idades entre 7 a 18 anos, a servidora deixa uma mensagem a cada uma das homenageadas. “Desejo que elas nunca desistam também dos seus projetos de vida, das suas realizações pessoais. Que se por algum motivo elas precisaram deixar um sonho em suspenso, elas retornem a esses sonhos e sempre lembrem que a realização pessoal pode se dar de outras formas. Deixo aqui também o meu carinho e meus aplausos a todos os tipos de mães: biológicas, adotivas, as mães que são avós, tias, irmãs mais velhas. Que neste momento de pandemia, de tanta incerteza, elas nunca percam a esperança. Porque, de fato, dias melhores virão”, pontuou a psicóloga.