5º Semana Nacional de Arquivos tem programação no Estado

Instituições do Pará e do Amazonas batem um papo sobre história, gestão e desafios dos arquivos mais antigos da Amazônia
Por Josie Soeiro (SECULT)
07/06/2021 12h25 - Atualizada em em 07/06/2021 12h29

No próximo dia 09 de junho é o Dia Internacional dos Arquivos. Para celebrar a data, instituições arquivísticas de todo o país realizam uma semana com programações culturais e acadêmicas, entre os dias 07 e 11 deste mês, para debater sobre a importância destas organizações para a salvaguarda da história e da memória, além de seus processos e desafios. Em Belém, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) também realiza uma série de atividades, entre palestras e lives, no período de 08 e 10 junho, por meio do canal da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no YouTube.

Com o tema “Empoderando Arquivos”, um dos objetivos da Semana é levantar questões sobre como os arquivos atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental. “Dentro dessa temática, serão trabalhadas reflexões sobre como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar as instituições arquivísticas e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido”, explica o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii.

A programação inicia no dia 08, com a palestra "Desafios dos arquivos na gestão de documentos eletrônicos: avaliação, preservação e acesso", ministrada pelo Prof. Dr. Roberto Lopes, da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e mediação de Marcos Almeida, servidor do Arquivo Público do Estado do Pará. O encontro vai debater sobre a produção de documentos em formato digital, como tramitação, arquivamento, eliminação ou recolhimento e acesso, e refletir sobre como essa demanda se tornou corriqueira em tempos de pandemia.

No dia 09, a diretora de Gestão de Logística da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Íris Negrão, traz um bate-papo sobre um dos grandes cases do Governo do Estado do Pará, o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), ferramenta de produção, tramitação e arquivamento de documentos produzidos em meio digital. Já no dia 10 de junho, pela primeira vez, os representantes dos Arquivos Públicos dos Estados do Pará e do Amazonas estarão juntos em um bate-papo para o grande público sobre a história, gestão e desafios dessas duas instituições arquivísticas que são as mais antigas da Amazônia.

"Essa conversa institucional visa mostrar a realidade de cada um com sua história, o acervo, a gestão, os projetos, os desafios. A intenção é firmar laços de afinidade entre os dois órgãos de memória. E por meio do relato de experiências, pontuar  traços em comum ou compartilhar conhecimentos”, destaca Leonardo Torii.

Data: 08/06/2021 (terça-feira)
Horário: 10h30 às 11h30
Palestra:  Desafios dos arquivos na gestão de documentos eletrônicos: avaliação, preservação e acesso
Palestrante: Profº Drº Roberto Lopes (Faculdade de Arquivologia/UFPA)