Notícias

Secretaria de Cultura realiza Preamar para celebrar a cultura popular paraense

Programação inicia nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 26 deste mês, com exposição, exibição de filmes e clipes paraenses, oficinas, palestras e aulão de ritmos
Por Thaís Siqueira (SECULT)
19/08/2021 13h01 - Atualizada em em 01/09/2021 15h25

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza de 20 a 26 deste mês, o Preamar da Cultura Popular, com uma programação totalmente gratuita na Estação Cultural de Icoaraci, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Distrito e no Teatro Estação Gasômetro. A ação é alusiva a duas datas importantes: o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto - data instituída em 1965, pelo então presidente da República, Marechal Castello Branco - e o Dia do Carimbó, comemorado em 26 de agosto, em homenagem ao nascimento do Mestre Verequete, um dos maiores expoentes do carimbó paraense.

Em Icoaraci, as ações iniciam já nesta sexta-feira (20), com a exposição “45 anos de Asa Branca”, que traz um amplo acervo da história do grupo parafolclórico mais antigo do distrito, criado em 1976; e a exibição de quatro filmes paraenses, por meio do projeto Curta os Curtas: Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores. A programação audiovisual conta ainda com clipes de artistas regionais.

A abertura ocorre às 19h e terá a presença de Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura; Jamil Rebelo, presidente da Associação de Cultura, Artes, Esportes e Entretenimento (IAI); e Dilermano Ferreira, presidente, em exercício, da Associação Civil e Cultural Asa Branca. Também haverá apresentações do Grupo Parafolclórico Asa Branca, de Icoaraci; Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa, de Outeiro; o Grupo Frutos do Pará, de Belém; o Balé Popular das Águas, com participação do músico Silvio Barbosa, criador da Flauta de Barro; e o cantor Jorginho Gomes.

No sábado (21), a haverá com um aulão de ritmos paraenses, com professores convidados do Projeto de Atividades para Todas as Idades (Proati). Pela tarde, ocorrem as oficinas de “Percussão”, com o ministrante, Maxnildo Soares do Nascimento; “Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses”, com Francilene Lima Freire; “Arranjos e adereços”, com Cristiane Pereira de Oliveira; e “Rodado de saias”, com Bruno Jorge Barbosa de Oliveira.

Na sequência, será realizada a palestra “A importância da dança folclórica regional na vida da pessoa da terceira idade, buscando transformações na prática dessa manifestação”, com Reginaldo da Silva Santos; o Concurso de Miss do Folclore e o Festival Folclórico da Terceira Idade (Fefolti), com espetáculos de dança dos grupos Balé Popular Carimbó, Grupo Flor Morena, Grupo Ideas, Grupo Folclórico da Terceira Idade Santo Agostinho, Grupo Nativos do Pará e convidados.

Para encerrar as atividades do Preamar da Cultura Popular em Icoaraci, no domingo (22), a partir das 18h, será realizado um Culto Ecumênico; um Salve aos Mestres e Mestras, com o Pássaro Tem-Tem, de Outeiro; uma Roda de Conversa com mestras e mestres, que serão homenageados na ocasião; e apresentações culturais do Grupo Parafolclórico Asa Branca, Grupo Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia e Cia da Amazônia.

“Reconhecer, preservar e fomentar a nossa Cultura Popular é um compromisso permanente do Governo do Estado. Esta ampla programação, construída coletivamente, numa escuta permanente dos coletivos, reforça a política de valorização da atuação dedicada de Mestres e Mestras, grupos e associações que têm sido responsáveis pela salvaguarda das práticas e saberes culturais fundamentais para a formação de nossa identidade”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Para o presidente, em exercício, do grupo, Dilermano Ferreira, a data marca 45 anos de resgate, divulgação, preservação e valorização da cultura regional paraense. “O Asa Branca é um grupo de grande importância no cenário nacional e internacional. Uma escola para todos aqueles que de alguma forma passaram por aqui. Ao longo desse tempo, o Asa Branca lançou suas sementes, que saem germinando por aí, com vários profissionais da área cultural que estão por esse mundo”, disse.

O diretor da Estação Cultural de Icoaraci, Luciano Gomes, explica que a ação é uma parceria da Secult com alguns grupos culturais tradicionais de Icoaraci, entre eles, o Asa Branca e a Agência Distrital de Icoaraci (Adic). “Será uma programação extensa, para a afirmação da importância e da valorização do patrimônio cultural, da cultura popular e dos movimentos culturais locais. E a Estação Cultural de Icoaraci, como uma referência, será o espaço que abrigará essa ação”, pontuou o diretor.

Dia do Carimbó

O dia 26 de agosto é dedicado ao Carimbó, no Preamar da Cultura Popular. A programação acontece no Teatro Estação Gasômetro, para celebrar o Dia Municipal do Carimbó, criado pela Lei Municipal nº 8.305 de 2004. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, grande expoente do carimbó paraense, falecido em 2009.

A ação será transmitida pelo canal da Secult Pará no YouTube e inclui a Feira Criativa do Carimbó, que ocorre das 15h às 19h, com produtos de artesanato, moda e instrumentos musicais. A homenagem inclui a roda de conversa “Saberes e fazeres do carimbó”, com os mestres Luiz Gonzaga (Ananindeua) e Catarino (Sacramenta) e as mestras Neire (Pedreira) e Nazaré do Ó (Icoaraci), e uma roda de carimbó com apresentação do Grupo Sancari e Mestres convidados. A entrada é gratuita para todos os públicos.

Serviço

Dia: 20/08 (sexta-feira)

9h às 21h – Início da Exposição 45 anos de Asa Branca

Curta os Curtas (exibição de curtas): Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores

Exibição de clipes de artistas regionais

19h – Abertura: Grupo Parafolclórico Asa Branca, Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa, Grupo Frutos do Pará, Balé Popular das Águas (participação de Silvio Barbosa) e participação do cantor Jorginho Gomes – “O Boto”

Local: Estação Cultural de Icoaraci

Dia: 21/08 (sábado)

9h às 21h – Exposição 45 anos de Asa Branca

Curta os Curtas (exibição de curtas): Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores

Exibição de clipes de artistas regionais

9h às 10h30 - Aulão de ritmos paraenses

Local: Estação Cultural de Icoaraci

15h às 16h – Oficina de percussão

16h às 17h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e oficina de arranjos e adereços

17h às 18h – Oficina Rodado de saias

18h às 19h – Palestra: “A importância da dança folclórica regional na vida da pessoa da terceira idade, buscando transformações na prática dessa manifestação”

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

19h – Concurso de Miss do Folclore  

20h – FEFOLTI - Festival Folclórico da Terceira Idade (Espetáculos de dança com os grupos: Balé Popular Carimbó, Grupo Flor Morena, Grupo Ideas, Grupo Folclórico da Terceira Idade Santo Agostinho, Grupo Nativos do Pará e convidados)

Local: Estação Cultural de Icoaraci

Dia: 22/08 (Domingo)

9h – Exposição 45 anos de Asa Branca

Curta os Curtas (exibição de curtas): Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores

Exibição de clipes de artistas regionais

Local: Estação Cultural de Icoaraci

15h às 16h – Oficina de percussão

16h às 17h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e oficina de arranjos e adereços

17h às 18h – Oficina Rodado de saias

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

18h – Culto Ecumênico  

18h15 – Salve aos Mestres e Mestras com o Pássaro Tem-Tem de Outeiro

18h20 – Ajuntamento de Mestres(as) Roda de Conversa

19h15 – Homenagem aos Mestres(as) (Entrega dos Pratos de Cerâmica)

19h30 – Apresentações culturais: Grupo Parafolclórico Asa Branca, Grupo Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia e Cia da Amazônia

Local: Estação cultural de Icoaraci

Preamar da Cultura Popular – Dia do Carimbó (Mestre Verequete)

Local: Teatro Estação Gasômetro

Data: 26/08/21 | Entrada Franca

15h-19h - Feira Criativa Carimbó

16h - Roda de conversa - Saberes e fazeres do carimbó

17h - Roda de carimbó - Apresentação do grupo de carimbó Sancari e mestres convidados

Transmissão pelo canal da Secult Pará no YouTube.