Notícias

Balé Coppélia permite encontro de gerações na plateia do Theatro da Paz

O espetáculo, que volta aos palcos nesta sexta-feira, integra a programa de reabertura do TP após revitalização
Por Josie Soeiro (SECULT)
27/08/2021 08h00 - Atualizada em em 17/09/2021 14h09

O quinto dia de programação de reabertura do Theatro da Paz trouxe o balé Coppélia aos palcos da centenária casa de espetáculos. Coppélia é um dos balés de repertório clássico mais aclamados no planeta, desde sua primeira apresentação na Ópera de Paris, em 1870. Mais do que a beleza e a magia dos bailarinos em cena, a apresentação da Companhia de Dança Ana Unger, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), promoveu um encontro entre gerações, de crianças a idosos, como Raimunda Cardoso, que no último dia 21 de agosto completou 101 anos e foi comemorar no TP.

Na frisa 08, provavelmente a mais idosa da plateia estava atenta e emocionada, apreciando todos os detalhes do balé. “Estou realizando um sonho. Sempre passava aqui na frente, mas nunca tinha entrado. Sempre achei o prédio bonito por fora, mas por dentro ele é mais bonito ainda”, disse Raimunda Cardoso.

A iniciativa de levá-la ao espetáculo foi da sobrinha, a assistente social Nilvete Smith, 51 anos. “Poder realizar esse desejo dela me deixa extremamente alegre. Envelhecer é muito difícil no nosso País. Então, estou muito feliz e grata ao governo por poder realizar o sonho da minha tia. Imagina, aos 101 anos, nunca ter entrado no Teatro que é uma referência para todos nós! Desejo que muito mais pessoas, não só idosas, mas de todas as faixas etárias, tenham esse privilégio de acesso, e que possam valorizar nossa cultura”, ressaltou Nilvete Smith.

O espetáculo também foi o primeiro de Greta Gonçalves, 8 anos, e de sua mãe, a microempresária Glória Gonçalves, 45 anos. “É tudo muito lindo; estou totalmente encantada! Toda vez que me propunha a vir, nunca dava certo. Hoje, chegamos bem cedinho para garantir a entrada. É uma oportunidade única. Nunca achei o Teatro tão acessível como agora, e não poderia perder essa chance”, disse a microempresária.

Mesmo para quem já está acostumado com os palcos do TP, voltar ao Theatro que é referência na cultura nacional é sempre uma alegria, afirmou a bailarina Yasmim Souza, 21 anos, da Companhia de Dança Ana Unger. “Já tinha me apresentado aqui nesse mesmo papel, e é uma alegria enorme estar de volta, principalmente depois de tudo que passamos, de ficar longe dos palcos por conta da pandemia”, destacou a bailarina, que interpreta a personagem Swanilda.

Dramaturgia - O balé Coppélia é dividido em três atos, com a música de Léo Delibes e danças vibrantes, como mazurca, valsas, adágios, somados a um roteiro que reúne o melhor da dramaturgia teatral, incluindo mistério, drama e comédia.

O espetáculo voltará ao Theatro da Paz nesta sexta-feira (27), às 20 h. Os ingressos estarão disponíveis ao público a partir das 18 h, na bilheteria do TP, e poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível.