Notícias

Aniversário do Theatro da Paz é comemorado com arte e cultura regional

Revoadas, espetáculos de dança e música, além de um tributo ao maestro Waldemar Henrique ocuparam o palco centenário na noite da última terça-feira (15)
Por Thaís Siqueira (SECULT)
16/02/2022 10h46 - Atualizada em em 22/02/2022 13h29

Há 144 anos, o Theatro da Paz é um reflexo da história artística e cultural do povo paraense. Em comemoração ao aniversário de um dos maiores símbolos do estado, na noite da última terça-feira (15), o espaço realizou uma programação especial para o público, com revoadas, espetáculos de dança e música, além de um tributo ao maestro Waldemar Henrique.

Os espectadores foram recebidos com uma revoada de Pássaros Juninos, expressão artística genuinamente paraense, e logo após, às 20h, iniciou o espetáculo "Iracema voa", de Ester Sá, que deu vida à dama do rádio Iracema Oliveira.

Homenageando o inesquecível Waldemar Henrique, a programação prosseguiu com um tributo ao maestro, apresentado pelo violinista Salomão Habib, que tocou as canções “Valsinha do Marajó” e “O Uirapuru”.

Para Salomão, a emoção em dose dupla pôde transmitir ao público o apreço do artista ao Theatro e a Waldemar Henrique. “Me sinto honroso como artista por já ter pisado no palco várias vezes neste Theatro, receber tantos elogios e ter o orgulho [de saber] que ele está na minha cidade”. O violinista ainda acrescenta que o espaço cultural reflete elementos de extrema importância para a arte. “Tão significativo, tão bem construído e utilizado. Desejo vida longa ao Theatro e aos artistas”, conclui.

A noite continuou alegrando o público com a performance do Grupo Dançart, que entregou todo seu talento ao palco com a apresentação ambiental de uma Amazônia imaginária. E para terminar com chave de ouro, os presentes na celebração apreciaram o espetáculo Amazônia Jazz Band, com a participação especial da Banda Sayonara – que completou recentemente 60 anos de carreira.

Pela primeira vez visitando o Theatro da Paz, a espectadora Lizandra Lacerda está realizada e feliz por conhecer mais da história da cidade através das manifestações culturais e da homenagem. “Para mim, é muito importante. Conhecer um pouco mais da história, que muitas das vezes nós belenenses não procuramos mais a fundo. Os artistas locais que também são muito importantes. Fico muito feliz de presenciar essas apresentações”, afirma.

Em visita ao Pará, o rondoniense Felipe Guerra também conheceu pela primeira vez o Theatro. Para ele, contemplar a beleza, a organização e as apresentações foi maravilhoso, além de prestigiar o aniversário da casa de espetáculos. “É uma alegria participar de uma comemoração tão grande e tão importante para os paraenses e para mim, que está sendo uma estreia na parte teatral”, celebra.

A celebração tem o objetivo de enaltecer a presença de um patrimônio fundamental para a região paraense, que abriga todas as linguagens artísticas, explica o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo. “O Theatro está em festa. São 144 anos de história, arte e cultura ininterruptos. Este momento merece toda essa celebração”. De acordo com o diretor, o crescimento das políticas aproximadas permitiu que houvesse reconhecimento maior de pertencimento da população para com o espaço. “Nós convidamos as pessoas para virem aqui para conhecer, fazer a visita guiada, para explorar esse espaço e preservar”, finalizou.

Programação 

O cronograma alusivo ao aniversário do Theatro da Paz seguirá ainda nesta quinta-feira (17), às 20h, com o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Já no domingo (20), as crianças serão recepcionados com o espetáculo "La Fábula: quando a imaginação nos traz para dentro", da Cia Madalenas, e a exibição do curta-metragem "Allegro Pero No Mucho", da Turma da Pararoca,  que acontecerá às 10h da manhã.

Os ingressos para quinta-feira poderão ser retirados 2h antes do concerto começar, na bilheteria do Theatro ou pelo site ticketfacil.com.br. No domingo, a entrada será livre até atingir a lotação máxima do espaço.

Texto: Quezia Dias/Ascom Secult