Notícias

Orquestra presenteia o Theatro da Paz com ópera em formato sinfônico

A apresentação 'Homenagem à ópera francesa' será gratuita, com a retirada de ingressos no Theatro da Paz, a partir das 18h
Por Thaís Siqueira (SECULT)
17/02/2022 11h30 - Atualizada em em 22/02/2022 13h29

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará um concerto nesta quinta-feira (17), como parte da comemoração ao aniversário de 144 anos do teatro. O ingresso será gratuito, com distribuição realizada duas horas antes do espetáculo, a partir das 18h.

A apresentação, denominada de “Homenagem à ópera francesa”, além presentear o público nesta semana festiva do teatro, também marca sua participação dentro do Festival de Ópera do Theatro da Paz, que iniciou no mês de janeiro. Tradicionalmente, a orquestra da casa realiza um espetáculo diferente dentro do festival, no qual ela é a vedete, ou seja, com os músicos em cima do palco e não no fosso.

A ópera é uma forma artística multifacetada e pode ser representada de diversas formas. Ocasionalmente, pode ser gravada apenas com música, sem encenação ou figurinos; ou ainda um recital de ópera só com cantores e piano, sem uma orquestra, por exemplo; existe, inclusive, apresentação que utiliza apenas figurinos de ópera, como aconteceu recentemente no foyer (salão de entrada) do Theatro da Paz.

A Secretaria de Estado de Cultura explica que há muitas faces em que a ópera pode ser explorada e uma das mais fortes é a música orquestral. A surpresa que a OSTP tem para o espetáculo é que a ópera será apresentada no seu formato sinfônico, sem nenhum cantor.

As músicas escolhidas para o concerto são: "Les indes Galantes", de J. P. Rameau; "Meditação de Thaís", de J. Massenet; "Marcha Troiana da Ópera Os troianos", de H. Berlioz; "Suíte da Ópera Os Contos de Hoffmann", de J. Offenbach; "Ballet de Fausto", de C. Gounod e "Suítes de Carmen", de G. Bizet. O repertório de músicas francesas foi escolhido por ser um dos mais importantes para a produção de ópera no mundo. 

A Secult enfatiza, ainda, que a ópera barroca da França é importante até os dias de hoje. Algumas obras têm trechos orquestrais, de valor artístico, onde não há cantos. A ideia para o espetáculo foi a de inserir esses trechos com vários estilos diferentes, só que sem cantores, apenas com trechos orquestrais, como se a OSTP fosse a grande cantora. Esta homenagem reforça o vínculo com instituições francesas, diante dos vários projetos a serem desenvolvidos em parceria. 

A retirada de ingressos poderá ser feita na bilheteria do Theatro da Paz. Eles estarão disponíveis duas horas antes do início do espetáculo, a partir das 18h. O concerto é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Academia Paraense de Música (APM).

Medidas preventivas
Desde o final do ano passado, o Theatro da Paz opera com a capacidade máxima de lotação. Porém, com um rigoroso processo de controle sanitário, em cumprimento ao Decreto Estadual n° 2.044/2021, de 6 de dezembro de 2021. Para acesso aos espetáculos, além do uso obrigatório e permanente de máscara, são cobrados o documento de identificação e o comprovante de vacinação completo contra a covid-19.

Serviço:
Data: 17/02/2022 - 20h (quinta-feira)
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, entre as avenidas Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos, em Belém.
Bilheteria: (91) 4009.8758 / 8759 / 8756 – bilheteria@tdapaz.com.br
Ingressos: Gratuitos - disponíveis a partir das 18h (17/02).

Texto: Daniel Granhen/ Ascom APM