Governo assina acordo de cooperação técnica para o restauro da Igreja Matriz de Vigia

A obra está orçada em R$ 4 milhões e deve durar 18 meses
Por Josie Soeiro (SECULT)
22/02/2022 13h10 - Atualizada em em 22/02/2022 13h28

Governador Helder Barbalho e secretária Ursula Vidal, com o prefeito Job Júnior e o bispo de Castanhal, D. Carlos VerzelettiO compromisso com a valorização da cultura e do patrimônio histórico paraense é uma das principais marcas da gestão estadual. Nesta quarta-feira (16), o Governo do Pará assinou um protocolo de intenções para firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a Diocese de Castanhal e a Prefeitura Municipal de Vigia para a restauração da Igreja Matriz da cidade. A previsão do orçamento da obra é de R$ 4 milhões e deve durar 18 meses. Na ocasião, estiveram presentes o governador Helder Barbalho, a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o Bispo de Castanhal, D. Carlos Verzeletti, o prefeito de Vigia, Job Junior e o secretário de Cultura e Turismo de Vigia, José Nélio Palheta.

“É fundamental que se faça esse projeto de restauro da Igreja e também a revitalização do espaço urbano, onde está - na beira do rio. É importante para a memória da Vigia e é, sobretudo, importante para a memória e história do Estado do Pará, tal a relevância dessa obra construída pelos jesuítas no início século XVIII. Esse projeto vem ao encontro a uma ansiedade da população local, do projeto da secretaria municipal de cultura e do empenho do prefeito, que tem, desde o ano passado tratado com a Diocese e com a Secult sobre este assunto. A assinatura desse protocolo vem coroar uma iniciativa que transforma a Igreja da Vigia definitivamente num atrativo turístico-cultural de maior importância para a cultura paraense”, pontua o Secretário de Cultura e Turismo de Vigia, José Nélio Palheta.

Igreja Matriz Madre de Deus, referência religiosa e cultural em Vigia de Nazaré, passará por obras de restauro“O protocolo de intenções, que foi assinado hoje, prevê o restauro da Igreja Matriz Madre de Deus de Vigia, essa pérola arquitetônica construída pelos jesuítas que voltará a ter suas características originais. Esse é um acordo de cooperação técnica assinado entre Governo e a Diocese de Castanhal, que fará essa obra de restauro com a contrapartida da prefeitura também de uma revitalização do entorno. Essa é uma área muito preciosa para a história da cidade, para a história do Estado do Pará e nós estamos encantados. Esta igreja passou por uma obra de restauro a cerca de 30 anos, no Governo Jader Barbalho, depois passou por mais um processo de restauro e requalificação, mas sabemos que edificações como essas com cerca de 15 ou 20 em 20 anos precisa desse carinho, desse investimento e desse cuidado do poder público”, explicou a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Autoridades destacaram a importância da obra para a história, a cultura e a religiosidade do povo paraenseA titular da pasta de Cultura do Estado também destacou durante o encontro, o quanto o Governo tem investido na valorização do patrimônio histórico estadual. “O Governo tem dedicado todos os esforços e um volume muito expressivo de recursos na revitalização do nosso patrimônio, no restauro, na garantia de que essas nossas edificações se mantenham como espaços não só dedicados a essa fé da nossa população, mas também como espaços muito importantes para a cultura e o turismo do Estado. Nós investimos, somente no ano passado, cerca de R$40 milhões, entre as obras que vão ser reformadas como o os galpões do Porto Futuro II, o Cemitério da Soledade, em Belém, o Theatro da Paz, que passou por um processo de readequação, e agora o nosso Palacete Faciola, que será devolvido à população em junho. Então, essa aqui é mais uma demonstração do compromisso com a valorização da nossa história e da nossa memória”, detalhou Ursula.