Preamar da Criatividade valoriza o empreendedorismo regional

Por Josie Soeiro (SECULT)
07/03/2022 11h55 - Atualizada em em 08/03/2022 15h57

Com o objetivo de fortalecer e visibilizar o trabalho de mulheres empreendedoras na capital paraense, o Preamar da Criatividade iniciou neste domingo (6) com o tema “Mulheres Empreendedoras da Amazônia”. A feira criativa recebeu produtos artesanais e biojoias, gastronomia e apresentação musical.

A ação realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), iniciou às 9h e terminou às 19h, na Praça da Fonte, ao lado do espaço cultural Casa das Onze Janelas. O público pôde apreciar as confecções artesanais de roupas, acessórios, objetos de cerâmica e produtos veganos, além de saborear comidas. A iniciativa tem o objetivo aproximar os cidadãos do comércio regional e sustentável, auxiliando também na geração de renda das artesãs.

A empreendedora Amanda Corrêa foi uma das participantes desta edição do Preamar da Criatividade. A jovem trabalha com produtos recicláveis de barbante, resíduo reaproveitado de indústrias têxteis. Para ela, é um prazer participar da feira, pois ajuda na divulgação do trabalho. “Eu acho super importante esses eventos que a gente tem esse contato mais próximo com o cliente. Temos toda essa credibilidade de mostrar quem está fazendo e quem faz arte manual no estado”, concluiu.

A ação é um incentivo fundamental para o trabalho sustentável e feminino, além de movimentar a economia local, destacou a artesã Lia Gemaque, que trabalha com pintura manual e artesanatos. Pela primeira vez participando da feira, a empreendedora afirma que essa é uma oportunidade de divulgar o trabalho, na qual deseja ver mais mulheres tendo apoio. “Quero ver o trabalho de outras. É muito importante para quem está desse lado, atendendo. Eu acho que deve ser incentivado cada vez mais”, acrescentou.

De acordo com a visitante Regina Almeida, o interesse em ir à feira foi primordialmente por ser composta por mulheres artesãs, mas também pelas confecções sustentáveis e pela localização convidativa para um passeio no domingo. Regina ainda ressaltou a necessidade de promover essas atividades criativas para os artesãos, principalmente às mulheres. “A gente vê que muitas vezes poucos espaços são dados para artesãos, muito menos ainda a mulheres. Eu acho bem legal ter essa iniciativa e estar participando também. Que seja cada vez maior”.

Além do Preamar da Criatividade, neste primeiro domingo de março foi realizada mais uma edição do “Domingo da Gratuidade”, que permite a entrada franca para os visitantes em Museus e Memoriais administrados pela Secult.

Pensando nisso, o estudante de pedagogia Adriano Silva aproveitou para visitar a feira criativa e um dos memoriais. As duas programações organizadas pela Secult chamaram a atenção do estudante para conhecer e aproveitar a gratuidade dos museus e memoriais. “Eu fiquei bem interessado porque eu queria uma programação um pouco diferente para o domingo. Chamei minha amiga e viemos”. Observando a ação feita com empreendedoras locais, Adriano afirmou que há necessidade das pessoas conhecerem produtores paraenses. "Quando a gente conhece o produtor de perto da gente, apoiamos a nossa própria economia", finalizou.

Para animar os visitantes e encerrar a programação na Praça da Fonte, o grupo feminino “Elas Tocam Choro” também se apresentou em homenagem ao Dia da Mulher, celebrado dia 8 deste mês.

Texto: Quezia Dias (Ascom/Secult)