Arquivo Público leva projeto “Conectando Arquivos” ao município de Bragança

Programação, realizada nos próximos dias 17 e 18 de março no nordeste paraense, conta com roda de conversa e visita guiada a exposições
15/03/2022 11h36

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre os arquivos públicos do estado e a troca de conhecimento técnico sobre gestão documental, tratamento técnico, preservação e conservação de documentos, a cidade de Bragança receberá o projeto “Conectando Arquivos”, na próxima quinta (17) e sexta-feira (18). A ação é iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), em parceria com o Laboratório de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Bragança, e o Arquivo Público Municipal do município.

O diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii, explica que essa é a primeira edição do projeto, pensado a partir da constatação de que não existe uma forte ligação institucional entre os órgãos de guarda de documentos pelo estado do Pará.

“Há uma carência muito grande pelos municípios de conhecimentos técnicos acerca de assuntos da Arquivologia, de legislação específica da área e de conservação de documentos. E tudo isso é extremamente preocupante no que tange à preservação, disponibilização e divulgação das informações contidas nos documentos, seja para a produção de conhecimento ou para a transparência das administrações das prefeituras”, destacou.

Programação
Na quinta-feira (17), a partir das 9h, ocorre a abertura na exposição “Acervos Integrados: a Bragança nos documentos históricos”, na Casa da Cultura, em Bragança. Na sequência, será feira visita guiada a ela, ao Arquivo Público Municipal e ao Laboratório de História. A mostra terá documentos históricos de três instituições: Arquivo Público do Estado do Pará, Arquivo Público Municipal de Bragança e Laboratório de História (UFPA). O objetivo é mostrar a história do município por meio do acervo arquivístico das três instituições.

À tarde, às 16h, será realizada a Roda de conversa “Proteger, inventariar e difundir: as experiências em patrimônios históricos”, no hall da UFPA campus Bragança. A conversa contará com a presença da Dra. Ângela Sánchez Leão, do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - DPHAC/Secult; Dr. Érico Silva Alves Muniz, da Faculdade de História/UFPA e do Inventário Nacional de Referências Culturais da Marujada de Bragança; Dra. Iane Batista (Faculdade de Arquivologia/UFPA e coordenadora do Projeto de Extensão “Difundindo Arquivos: Revelando Memórias e Narrando Histórias”); e mediação do Msc. Renan Brigido Nascimento Felix, da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e doutorando no Programa de Pós-graduação em História (PPHIST/UFPA).

Já na sexta-feira (18), às 9h30, haverá outra visita guiada à exposição “Acervos Interligados: a Bragança nos documentos históricos”, Arquivo e Laboratório. E às 16h, o público poderá assistir à roda de conversa “Bora falar de Arquivos Públicos”, no hall da UFPA. Participam do diálogo o Msc. Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público do Estado do Pará; a Msc. Magda Nazaré Pereira da Costa, da Faculdade de História/UFPA, doutoranda no PPHIST/UFPA e coordenadora do Projeto "Preservação Documental e Organização dos Arquivos Históricos das Comarcas de Bragança e de Ourém no Nordeste Paraense" (PRODOC); e José Fernando de Sousa Pereira Junior (Arquivo Público Municipal/Prefeitura de Bragança). O encontro será mediado por Benedito Emílio da Silva Ribeiro, mestrando no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Serviço:
Projeto “Conectando Arquivos”
Data: 17 e 18/03
Local: Casa da Cultura (Rua Treze de Maio, 518 - Centro, Bragança-PA); Hall da UFPA (Alameda Leandro Ribeiro - Aldeia, Bragança-PA)