Notícias

Secult retoma atividades do "2º Domingo da Acessibilidade e Inclusão" no próximo dia 08

A iniciativa ocorre das 9h às 17h, e contará com uma atividade na Sala dos Sentidos, localizada na Sacristia da Igreja de Santo Alexandre, com visita guiada
Por Thaís Siqueira (SECULT)
05/05/2022 12h38 - Atualizada em em 09/05/2022 17h03

Este domingo (08), dia em que será celebrado o Dia das Mães, marca o retorno de um dos projetos mais importantes realizados nos museus do Estado: o 2º Domingo da Acessibilidade e Inclusão, uma ação gratuita do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). 

A iniciativa ocorre das 9h às 17h, e contará com uma atividade educativa na Sala dos Sentidos, localizada na Sacristia da Igreja de Santo Alexandre, com visita guiada por profissionais da área da audiodescrição e educadores do SIMM.

O retorno da programação se baseia no cumprimento da Portaria Nº 051, de 5 de janeiro de 2020, que visa promover os museus como espaços mais inclusivos. Na Sala dos Sentidos, as Pessoas com Deficiência (PcDs) terão acesso a parte do acervo dos museus do SIMM/SECULT, com peças sacras, arqueológicos, arte contemporânea e materiais etnográficos de origem europeia, amazônica e indígenas.

De acordo com o coordenador de Educação e Extensão do SIMM, Raimundo Calandrino, o objetivo é tornar o momento uma experiência de ampla percepção dos sentidos, direcionada a esse público específico.

“Com o retorno da Sala dos Sentidos, está sendo realizado um trabalho de formação continuada com os técnicos/educadores com uma profissional da área da acessibilidade e inclusão, reformulando suas práticas de atendimento e produzindo conteúdos e materiais didáticos, com intuito de tornar os museus cada vez mais acessíveis, conforme o decreto do Governo do Estado”, destacou.

“A inclusão é um tema muito importante para a Secult e para o Governo do Estado. Por isso, o Domingo da Acessibilidade visa garantir que todas as pessoas possam a ter acesso aos espaços museais. A cultura é um direito de todos e nossa missão é criar possibilidades para que as pessoas com deficiência tenham contato direto com os acervos. Todos aqueles que puderem estar presentes estão convidados a estarem conosco e ter a possibilidade de viver a experiência de visitar os nossos museus”, disse o secretário.