Notícias

Arquivo Público celebra os 200 anos da Independência do Brasil

A programação especial nos dias 13, 14 e 24 de maio terá exposições de documentos em escolas estaduais
Por Thaís Siqueira (SECULT)
11/05/2022 14h51 - Atualizada em em 11/05/2022 15h24

A celebração do Bicentenário da Independência do Brasil é comemorada este ano e diversas são as propostas educativas que visam aprimorar o conhecimento dos cidadãos sobre os dois séculos de independência do país à corte portuguesa. Pensando nisso, o Governo do Pará, por meio do Arquivo Público do Pará e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizará uma programação voltada ao tema, que acontecerá nos dias 13, 14 e 24 de maio. As atividades incluem exposições de documentos públicos em duas escolas estaduais e uma palestra sobre o início da trajetória do Arquivo Público.

A ação inicia nesta sexta-feira (13) com a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil: Registros nos documentos do Arquivo Público”, na E.E.E.F.M. Augusto Olímpio, das 14h às 18h. A mostra dos documentos é dirigida aos alunos da escola, que poderão ter contato com as réplicas de documentos raros que registram atos do governo referentes à independência do Brasil, além de correspondências trocadas com as autoridades de Portugal e do Rio de Janeiro.

A participação aproximada de estudantes e professores com os registros paraenses democratiza as informações históricas e permite debates sobre o tema, afirma Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público. “Levar todos esses documentos para alunos e professores do ensino básico faz com que o Arquivo Público cumpra com uma das suas missões institucionais, que é a difusão da sua documentação para um público muito mais abrangente”, continua.

Ainda de acordo com o diretor, o intuito da programação é impulsionar discussões sobre a Independência do Brasil para diversas faixas etárias, possibilitando abordagens além da visão acadêmica. “E essas discussões serão pautadas para mostrar as articulações políticas no que diz respeito às negociações, conflitos e acordos com as autoridades locais, que, por sinal, existe uma historicidade bem peculiar com o restante do país, haja vista que a adesão à independência [do Pará] aconteceu depois de 1822”, explica Torii.

Dando continuidade à programação, no sábado (14) o Arquivo Público promoverá a palestra “Às vésperas da Independência: A escrita da história nos documentos do Arquivo Público do Pará”, das 9h30 às 12h. A ação ocorrerá no próprio órgão púbico, com a ministração feita pela Msc. Michelle Barros de Queiroz, professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A palestra é direcionada para o público em geral e tem caráter de reforçar a importância dos documentos públicos paraenses para a memória regional.

A programação finaliza na terça-feira (24) com a volta da exposição do “Bicentenário da Independência do Brasil: Registros nos documentos do Arquivo Público” aos alunos de escola pública, desta vez na E.E.E.F.M. Renato Pinheiro Conduru, das 9h às 12h.

*Texto por Quezia Dias / Ascom Secult