Notícias

Preamar das Festas finaliza calendário cultural da Secult em dezembro

Ações como oficinas, shows de música e dança, contações de história, exposições e feiras serão levadas a diversos pontos culturais até o próximo dia 22
Por Thaís Siqueira (SECULT)
14/12/2022 12h25 - Atualizada em em 19/12/2022 15h42

Apresentação da a apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB) ao lado de participações especiais marca encerramento da programação no Complexo Feliz LusitâniaPara celebrar as festas de final de ano e encerrar as ações culturais no estado em 2022, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza o Preamar das Festas, uma programação gratuita com ações como oficinas, apresentações de música e dança, contações de história, exposições e feiras criativas que vão ocorrer durante todo o mês de dezembro.

O calendário iniciou na última terça-feira (13), na Estação Cultural de Icoaraci, que recebeu as oficinas “Enfeites natalinos em feltro”, das 9h às 12h, e “Enfeites natalinos em patchwork e fuxico”, das 15h às 18h. 

Já nos dias 15 e 16, das 9h30 às 11h30, será realizada na Sala ateliê educação do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) uma oficina de arte em comemoração ao Natal e ao aniversário da Cojan, celebrado dia 20 de dezembro. Ainda em homenagem ao aniversário, a varanda e o jardim do museu também ganharão uma iluminação especial até o último dia do ano. Também no dia 15, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz se apresenta no Centro Cultural de Parauapebas, às 19h.

A programação retorna para a Estação Cultural de Icoaraci no dia 16, às 19h30, com o ministério de música Blindados no Senhor e Coral Blindados, que apresentam o musical “Natal de paz”. Já no dia 17, às 16h, ocorre a mostra de dança da Escola de Ballet Corpo Livre; e às 17h e 17h30 será realizada uma contação de histórias com Inaiá Paes: “A origem do pinheirinho de Natal” e “A rosa de Natal”, seguida do show de natal ao som do saxofone, com Santi Lopez, às 19h30. 
 
Na terça-feira (20), o Salão Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP) sedia uma apresentação do projeto Música nos Museus: Ópera Estúdio, da Fundação Carlos Gomes, com apresentação de repertório de músicas natalinas, às 17h. No mesmo dia, a partir das 19h, a Galeria Fidanza abre a Exposição Marujada, com indumentárias e adereços característicos das manifestações festivas e religiosas da celebração bragantina, além de fotografias de autoria de fotógrafos paraenses. A visitação segue até 31 de janeiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
 
O Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, entra no circuito também no dia 20, das 9h às 13h, com o Preamar da Criatividade, que contará com uma apresentação da Banda João Viana. Já às 20h, no Theatro da Paz, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
 
Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, mais uma vez, o Preamar das Festas traz a oportunidade de não apenas as pessoas confraternizarem, mas principalmente usufruírem da riqueza cultural da região. “Com uma programação diversa, buscamos descentralizar as ações do último Preamar do ano, levando às UsiPaz, ao Theatro da Paz, à Estação Cultural de Icoaraci e vários outros espaços da Secult uma variedade de manifestações culturais para que a população tenha acesso integral a essa produção artística e celebre da melhor forma mais um ano que se encerra”, ressaltou.
 
O calendário segue no dia 22, com a apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB) e participação especial da Banda Warilou, e do grupo Madrigal da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Complexo Feliz Lusitânia, em frente à Igreja de Santo Alexandre, às 19h.