Notícias

Baile de carnaval infantil Mangueirosinha anima criançada na UsiPaz Guamá

Programação foi apoiada pela Secretaria de Cultura (Secult) e contou com música, brincadeiras, contação de histórias e teatro de bonecos no último sábado (11)
Por Josie Soeiro (SECULT)
13/02/2023 14h06 - Atualizada em em 23/03/2023 09h57

Foto: Denys Costa / Secult

Na manhã do último sábado (11), as crianças belenenses aproveitaram a ação de carnaval na UsiPaz Guamá, o Mangueirosinha, baile de carnaval infantil apoiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A programação ocorreu das 9h às 13h, com diversas atividades recreativas como oficina de brinquedos com materiais reciclados, teatro de bonecos, entre outras. 

Uma das maiores e mais tradicionais manifestações culturais do Brasil, o carnaval é um movimento de valorização da cultura local e de lazer para toda população. Elane Gadelha, gestora do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) pela Secult, considera que é um momento importante para apresentar a tradição ao público infantil,  “as crianças brincando de uma forma saudável, conseguem entender um pouco das nossas manifestações, daquilo que é diverso na cultura paraense.”

Foto: Denys Costa / SecultAs crianças receberam materiais educativos de pintura e leitura, usufruíram de uma manhã divertida com música, brincadeiras, contação de histórias e teatro de bonecos. “Eu participei de todas as brincadeiras, gosto de me fantasiar, me divertir com todo mundo. Eu amo carnaval por isso” contou Maria Helena, de nove anos, que participou da atividade. 

Brenda Paes, uma das responsáveis pela produção do Circuito Mangueirosa, aponta a importância da realização voltada para o público infantil “é necessário que a gente faça as atividades, traga aos poucos através da educação e da cultura, a conscientização sobre pontos importantes, como o cuidado com o meio ambiente, a reciclagem, o respeito e diversidade. Tudo isso é trabalhado dentro do circuito.”

O Mangueirosinha, programação infantil do Circuito Mangueirosa foi realizado por meio da colaboração entre Governo Estadual e Municipal, iniciativa privada por meio da Lei Semear e sociedade civil. 

Texto: Juliana Amaral/Ascom Secult  

Foto: Denys Costa / Secult