Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz realiza o concerto 'Aventura Sinfônica'

Por Josie Soeiro (SECULT)
15/03/2023 15h14

Três importantes obras musicais serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), durante o concerto “Aventura Sinfônica”, nesta quinta-feira (16), às 20h, no palco do TP. Sob o comando do maestro Matheus Avlis, a OSTP interpretará Nikolai Rimsky-Korsakov, Alexander Arutunian e Robert Schumann. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Foto: Arquivo Agência Pará

Matheus Avlis é compositor e maestro assistente da OSTP e já esteve à frente da OSTP por diversas vezes. “É muito prazeroso fazer isto ao lado de artistas tão talentosos como são os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Os ensaios são momentos de busca pela beleza dos sons e o concerto é sempre um momento de celebração, para nós músicos e para o público também”, explicou Avlis.

O concerto será aberto com dois movimentos da suíte sinfônica ‘Scheherazade’, do compositor russo Rimsky-Korsakov, estreada em 1888. Obra inspirada nos contos de ‘As Mil e Uma Noites’, que têm origem no folclore indiano, persa e árabe.

A segunda obra apresentada será o ‘Concerto para Trompete’ do compositor armênio-soviético Alexander Arutunian. Essa obra de 1950 tem sonoridades modernas, mas ao mesmo tempo faz uso de melodias da música folclórica da Armênia. Considerado um dos mais desafiadores concertos para trompete, exige grande virtuosismo do solista, que será Roger Brito, 1° Trompete da OSTP.

Como terceira peça, será apresentada a ‘Quarta Sinfonia’ do compositor alemão Robert Schumann, um dos mais importantes compositores do Romantismo. A primeira versão da ‘Quarta Sinfonia’ foi escrita em 1841, mas o compositor revisou a obra após 10 anos, em 1851. Esta segunda versão será apresentada pela OSTP.

Matheus Avlis

Matheus Avlis de Sousa é compositor e maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Natural de Brasília, foi fundador e diretor artístico da ‘Orquestra para a Jovem Brasília’, regente e preparador vocal do ensemble ‘Da Capo - Coro e Orquestra de Câmara’, além de atuar como diretor executivo e compositor chefe do ‘Post Jam - Escritório de Produção Musical e Áudio’. Laureado pela Academia Claude Brendel 2019 na categoria “Regente de Orquestra Destaque” dentre 27 regentes brasileiros, foi premiado com bolsa de estudos em Direção de Orquestra no Conservatório de Rouen, na França.

Tendo formação em piano e canto erudito pela Escola de Música de Brasília, cursou composição e regência pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília. Foi orientado por maestros como John Axelrod (EUA), Jordi Mora (Espanha), Claude Brendel (França), Vinicius Kattah (Áustria), Osvaldo Ferreira (Portugal), Roberto Tibiriçá, Miguel Campos Neto e Carlos Moreno (Brasil).

Atuou ainda como diretor musical, preparador vocal e/ou compositor em produções como: Boca Seca (teatro-dança); Medeia (teatro); A Floresta Que Se Vinga (longa-metragem); Lá – Viver em quadrados (teatro-dança); Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José (teatro-musical), dentre outros.

Matheus Avlis de Sousa é diretor artístico e apresentador da série em 10 episódios ‘Ópera na Cidade’, financiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Em julho de 2022, foi o primeiro maestro latino-americano a participar do Encontro Internacional de Regentes em Bucareste (Romênia) ao lado de maestros de várias partes do mundo; tendo ainda, nesta ocasião, dirigido a Orquestra Sinfônica de Bucareste.

Roger Brito
Iniciou seus estudos musicais com seu pai Maestro Rogerio Brito, aos 6 anos teve aulas de piano e iniciação musical sob orientação da professora Marcia Visconte no conservatório "Forte das artes" em São Paulo. Foi aluno da turma do professor Fernando Dissenha na "Faculdade Cantareira" e, do professor Sergio Cascaperah na USP.

Iniciou sua carreira orquestral na Orquestra de Câmara da USP - OCAM (2007 a 2009). Em 2010 participou do Festival Buitenkunst XLjazz, sob a Regência do Maestro Martin Fondse em Amsterdam, Holanda. Foi músico da Orquestra Experimental de Repertório - OER (2010 a 2015). Em 2015 foi aprovado na Academia da música da OSESP (2015 a 2017) onde atuou diversas vezes com a orquestra durante a temporada, sob orientação do professor Gilberto Siqueira.

Destaca-se a participação na gravação integral das sinfonias de Villa Lobos sob a regência de Isaac Karabitchevsky pelo selo internacional Naxos.

Trompetista convidado para atuar como chefe naipe na Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (2017 a 2020), atuou em concertos com estrelas do canto mundial como Anna Netrebko e Elina Garanca. Bolsista premiado pelo Mozarteum Brasileiro no Festival “Collegium Musicum” em Pommelsfelden Alemanha (2019), onde atuou como solista.

Foi primeiro trompete na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, onde atuou como solista e chefe de naipe nas temporadas de 2021 e 2022. E recentemente foi aprovado como primeiro trompete na "Orquestra Amazonas Filarmônica".

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908)
Scheherazade, Op. 35 (Seleção)
II. A história do Príncipe Kalender
IV. Festa em Bagdá. O Mar. Naufrágio do barco nas rochas

Alexander Arutunian (1920-2012)
Concerto para Trompete
Solo: Roger Brito

Robert Schumann (1810-1856)
Sinfonia N. 4 em Ré menor, Op. 120
I. Ziemlich langsam — Lebhaft (Bastante lento — Vivo)
II. Romanze: Ziemlich langsam (Bastante lento)
III. Scherzo: Lebhaft (Vivo)
IV. Langsam — Lebhaft (Lento — Vivo)

Serviço:
Concerto “Aventuras Sinfônicas” da OSTP, sob a regência de Matheus Avlis
Data: 16 de março, às 20h
Local: Theatro da Paz
Os ingressos podem ser adquiridos no site ticketfacil.com.br ou na bilheteria do Da Paz a partir das 9h da manhã do dia 16, no valor de R$ 2, limitados a dois ingressos por cpf.

Texto: Úrsula Pereira (Ascom Theatro da Paz)