Notícias

Usina da Paz leva moradores do Jurunas e Condor ao centro histórico de Belém

Na programação da 21ª Semana Nacional dos Museus, Secult e Seac promoveram visitação à Casa das Onze Janelas, ao Forte do Presépio e ao Museu de Arte Sacra
Por Juliana Amaral (ASCOM)
23/05/2023 11h36

O ’Expresso Cultural’ na Casa das Onze Janelas

Museus vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) receberam neste sábado (20) a visita de moradores dos bairros do Jurunas e Condor, que conheceram o patrimônio histórico de Belém por meio do "Expresso Cultural". A programação faz parte da 21ª Semana Nacional dos Museus, que celebra o Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio.

A programação foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O objetivo é desenvolver com a sociedade políticas de pertencimento à história paraense, além de democratizar a cultura.

A visitação começou pela Casa das Onze Janelas (Cojan), na Cidade Velha, onde o público conferiu a exposição nacional "Brasil Futuro: As formas da democracia", que mostra um olhar crítico e reflexivo sobre a história do Brasil, a partir da percepção de diversos artistas.

A parada seguinte foi no Forte do Presépio – início da colonização portuguesa em Belém -, e depois no Museu de Arte Sacra (MAS), na Igreja de Santo Alexandre, que atualmente recebe a exposição "Manifestações Culturais", composta por mais de 800 peças sobre as diversas linguagens da cultura brasileira, especialmente da região Norte.

Visita ao Museu do Forte do Presépio

Conhecimento - A pedagoga Sheila Amaral, uma das participantes do Expresso Cultural, disse que a visita pelos espaços não só democratiza a cultura, como também é importante para trazer informações para a área educativa. "Essa oportunidade busca abranger as crianças, a sociedade de baixa renda. Tenho gratidão de estar aqui mostrando para os meus sobrinhos, para os vizinhos do bairro e acrescentando conhecimento", acrescentou Sheila.

Levar cidadãos a espaços que fortalecem e preservam a memória da região é um dos objetivos das UsiPaz e dos órgãos parceiros. O diretor da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Maia, ressaltou que é uma oportunidade de fazer os moradores conhecerem mais o centro histórico de Belém. "Jurunas e Condor estão próximos ao centro histórico, e a maioria da população nunca teve a oportunidade de conhecer. O TerPaz, através da Seac e Secult, está oportunizando cidadania e cultura a todas as pessoas do Território", disse o diretor.

Multiplicar experiências e valorizar as manifestações culturais do Pará é uma ação contínua da Secult, para que todos os cidadãos tenham acesso ao lazer e à cultura, independentemente de idade ou classe social, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. "Vamos todos convidar mais gente, falar sobre carimbó, discutir história e reparação histórica e justiça. Todos precisam entender que Amazônia é essa, o que eles formam como povo com matrizes identitárias muito fortes. Os museus falam sobre nossas memórias, de dores, criação e identidade", reiterou a secretária.

Texto: Quezia Dias - Ascom/Secult