Secult em parceria com as Escolas de Samba Associadas lança o projeto 'Carnaval Sustentável'

Iniciativa visa implementação de ações de preservação do meio ambiente na folia
Por Lorena Saraiva (ASCOM)
14/01/2024 09h00

Neste sábado (13), foi realizado lançamento do projeto Carnaval Sustentável, na Fundação Cultural do Pará. A iniciativa é uma realização do Governo do Pará em parceria com as Escolas de Samba Associadas (ESA).

O projeto tem o objetivo de implementar ações e políticas de preservação ambiental durante a folia de momo e faz parte da programação do Preamar Cabano, que celebra e comemora os 408 anos de Belém.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o lançamento do projeto é a reafirmação de um trabalho que já sendo realizado há muito tempo.

“Agora o Carnaval vai reforçar o que a nossa gente já sabe fazer. Ele começa como uma grande sala de aula, para auxiliar também a Prefeitura e o Governo do Estado em uma educação ambiental. Cada uma e cada um de nós, dentro das escolas, não só nessa produção dos materiais que serão usados nos desfiles e nessa gestão dos resíduos que são gerados durante o Carnaval dentro da avenida, mas também pela população que assiste. Tudo é um processo de educação ambiental muito importante para auxiliar dentro dos bairros, para que a gente ame cada vez mais a nossa Belém. Que o carnaval seja essa nossa escola de cidadania, cidadania cultural, cidadania pra sustentabilidade”, explica a titular da pasta.

O Carnaval Sustentável também busca a geração de renda para instituições cooperativas de reciclagem, além da reutilização pelas escolas de samba nos próximos desfiles. A programação de lançamento contou com show do grupo Pagoville e shows das 11 agremiações do grupo especial do Carnaval de Belém para festejar o aniversário de Belém.

A universitária Adriana Pires, de 35 anos, é apaixonada por Carnaval e quando soube do evento veio prestigiar. “Amo este período do ano e acho um projeto muito importante para nossa cidade. A gente se diverte, gera renda para as comunidades, recicla e cuida de Belém”, finalizou.