Notícias

'Performando na Infância' acolhe estudantes no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Os alunos mostraram suas expressões artísticas e conheceram a exposição multimídia "Retro/Ativa", de Eder Santos
Por Quezia Dias (SECULT)
12/03/2024 16h52

Conhecimento e lazer foram destaques da oficina "Performando na Infância", realizada nesta terça-feira (12), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan), em Belém, com alunos do Centro Educacional Progresso. O objetivo foi trabalhar expressões artísticas das crianças, que também conheceram a exposição "Retro/Ativa", de Eder Santos.

A programação iniciou as 9h, com a participação dos professores da Escola e da equipe educativa da Cojan. Ao todo, 14 alunos participaram da atividade e conheceram as três salas expositivas da mostra multimídia do artista Eder Santos.

Mostrando suas experiências e entendimentos individuais, as crianças interagiram com a exposição, que possui linguagem lúdica e faz referências à brasilidade. Após a visita, foram desenvolvidas atividades recreativas com as crianças, a fim de aproximá-las da arte e da cultura paraense.

“Inserir as crianças em espaços de cultura e história é abrir um novo olhar de possibilidades sobre a cultura, para que desde cedo tenham o hábito de visitar e valorizar os museus e tudo o que envolve a cultura", disse o professor de Artes Alex Wendell. 

"Eu acredito que, a partir do momento que inserimos esse contexto (de visitação nos museus) dentro da escola, as crianças terão um olhar carinhoso pela região, pela cidade e valorizarão da natureza, transformando também seu olhar profissional no futuro. O intuito é, de fato, que elas tenham essas experimentações e conheçam as obras dos artistas do Brasil e do nosso Estado", acrescentou o professor.

Projeções - De acordo com a diretora da Cojan, Alba Braga, abraçar atividades educativas nos museus é muito importante para que as crianças compreendam as diversas formas de expressões artísticas. "É de grande importância a Cojan disponibilizar seu espaço de multiuso para os visitantes. A exposição Retro/Ativa conta com uma grande variedade de acervo, que transforma objetos comuns do cotidiano em grandes ou pequenas projeções. Isso a torna interessante para todos os públicos", ressaltou.

A exposição itinerante "Retro/Ativa", que apresenta a carreira do artista multimídia Eder Santos, é composta de obras inéditas, desde televisões a experimentações com vídeo amador. A exposição fica até 30 de março, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, e a entrada é gratuita.