Notícias

Amazônia Jazz Band explora as fronteiras do jazz e vai do tradicional ao contemporâneo

Por Úrsula Pereira (ASCOM)
19/03/2024 20h35

O maestro Elias Coutinho, líder da Amazônia Jazz Band (AJB), está prestes a conduzir um concerto que promete transcender os limites do jazz tradicional, levando o público em uma jornada musical que abraça tanto a tradição quanto a contemporaneidade. Sob o título "Jazz Fusion: Da Tradição ao Contemporâneo", o concerto acontece nesta quinta-feira (21), às 20h no Theatro da Paz e pretende explorar a riqueza e diversidade do jazz fusion, uma fusão de estilos que atravessa fronteiras culturais e estilísticas. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

"Jazz é muito mais do que um estilo de música; é a liberdade de expressão artística, uma linguagem universal que transcende fronteiras e culturas", explica o maestro Elias Coutinho. "O jazz fusion representa essa mistura, essa fusão de estilos que nos permite conectar o tradicional com o contemporâneo, trazendo uma experiência única para o público."
O concerto, meticulosamente planejado e pesquisado, apresentará uma variedade de estilos dentro do espectro do jazz. Desde o swing clássico até o funk e o R&B contemporâneo ou Rhythm and Blues, cada peça foi selecionada para destacar a diversidade e a riqueza do jazz fusion.

O Rhythm and Blues é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos na década de 1940 e combina elementos de jazz, blues e gospel, e ao longo do tempo, incorporou influências do funk, do hip-hop e do pop. No contexto do jazz fusion, o R&B contemporâneo representa uma vertente que mistura os ritmos e as harmonias características do jazz com a sensibilidade lírica e as técnicas de produção modernas do R&B. Essa fusão cria uma sonoridade única, que mescla o virtuosismo instrumental do jazz com a cadência e a melodia cativante do R&B, resultando em uma abordagem musical dinâmica e eclética.

Um dos pontos altos do concerto será a interpretação de composições do renomado músico Gordon Goodwin, conhecido por sua habilidade em fundir elementos tradicionais do jazz com influências contemporâneas. "Gordon Goodwin é uma grande inspiração para nós. Ele representa essa ponte entre o passado e o presente do jazz, e suas composições desempenham um papel fundamental em nosso repertório", diz Coutinho.

Além das composições de Goodwin, o concerto também contará com arranjos originais e homenagens a figuras icônicas do jazz, como Nina Simone. Uma participação especial da cantora Júlia Passos na música "Feeling Good" promete adicionar uma camada extra de profundidade e emoção à performance.

"Para nós é fundamental não apenas executar as músicas, mas também entender a essência e o fundamento de cada estilo", destaca Coutinho. "Nós não estamos apenas reproduzindo; estamos trazendo nossa própria personalidade e experiência para cada interpretação, buscando sempre apresentar algo único e memorável para o público".

Com uma abordagem que valoriza tanto a tradição quanto a inovação, o concerto "Jazz Fusion: Da Tradição ao Contemporâneo" promete uma experiência musical envolvente e inspiradora, que celebra a rica tapeçaria do jazz em toda a sua diversidade.

PROGRAMA
CUT N’ RUN
Gordon Goodwin

COUNT BUBBA’S REVENGE
Gordon Goodwin

SINHÁ PUREZA
Pinduca
Arr. Kim Freitas

CLOSELY DANCING
Arturo Sandoval
Arr. Ed Calle

MUEVA LOS HUESOS
Gordon Goodwin

FEELING GOOD
Anthony Newley & Leslie Bricusse
Arr. Matt Amy

HORN OF PUENTE
Gordon Goodwin

STRAIGHT NO CHASER
Thelonious Monk
Arr. John La Barbera

Serviço: O concerto “Jazz Fusion: Da Tradição ao Contemporâneo”, acontece nesta quinta-feira (21), às 20h, no Theatro da Paz, sob a regência do maestro Elias Coutinho. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Da Paz, a partir das 9h da manhã do dia 21, no valor de R$ 2,00. Disponibilizados dois ingressos por pessoa.