Notícias

Teia Pará encerra encontro estadual com eleição de delegados para etapa nacional

Evento reuniu fazedores de cultura de todo o estado e definiu representantes do Pará para a Teia Nacional Cultura Viva, em março, no Espírito Santo
Por Maycon Marte (ASCOM)
21/01/2026 09h50

O encontro estadual de pontos e pontões de cultura, Teia Pará 2026, encerrou suas atividades, no último domingo (18/01), onde definiram os trinta delegados que representarão o estado no encontro nacional. A iniciativa atua como um espaço de escuta, articulação e construção coletiva que reuniu fazedores de cultura de diversas regiões do estado desde a sexta-feira (16/01).

Ao longo do encontro, os participantes estiveram envolvidos em grupos de trabalho e rodas de conversa, que possibilitaram o debate de propostas, o fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva e a troca de experiências entre os Pontos e Pontões de Cultura do Pará. As atividades tiveram como foco a valorização da diversidade cultural, a participação social e a organização do movimento cultural no estado.

Como um dos principais encaminhamentos da Teia Pará, foi eleita a delegação do Pará para a Teia Nacional Cultura Viva, composta por 30 delegados, com garantia de cotas de políticas afirmativas e distribuição equitativa entre as regiões de integração do estado. A delegação representará o Pará na etapa nacional, que será realizada no mês de março, na cidade de Aracruz, no Espírito Santo (ES).

Durante o encontro estadual, também foi realizada a eleição dos novos representantes da Comissão Paraense de Pontos e Pontões de Cultura, instância de articulação e diálogo com o poder público. A comissão passa a ser formada por sete membros titulares e sete suplentes, respeitando igualmente o critério de equidade regional.

A realização da Teia Pará reafirma o compromisso da Secult com a gestão participativa, o fortalecimento das redes culturais e a consolidação das políticas públicas voltadas aos Pontos e Pontões de Cultura em todo o território paraense.