Notícias

Sala dos Sentidos garante acesso à cultura a pessoas com deficiência

Domingo da Acessibilidade e Inclusão coloca acervo dos museus do Sistema Integrado ao alcance de todos
Por Gabriel Marques (SECULT)
16/10/2020 21h51

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai retomar neste domingo (18), das 09 às 17 h, no Museu de Arte Sacra (MAS), as ações do Projeto Domingo da Acessibilidade e Inclusão, que é realizado sempre no segundo domingo do mês, mas em outubro precisou ser remanejado para a terceira semana por conta da programação do Círio de Nazaré 2020.Audiodescrição e percepção tátil permitem que o acervo seja conhecido por todos os segmentos sociais

A ação será realizada na Igreja de Santo Alexandre, mais precisamente na Sacristia, onde a Sala dos Sentidos é montada para receber os visitantes. Com a proposta de assegurar a participação e o acesso à cultura para pessoas com deficiência, a Sala terá o acervo composto por artefatos arqueológicos, imaginária sacra, equipamentos audiovisuais, ex-votos, arte contemporânea, moldura, artilharia bélica, minérios e réplicas de embarcação.

Multissensorial - "A Sala dos Sentidos é um espaço de mediação cultural multissensorial, que traz uma mostra de acervos de todas as tipologias existentes nos museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult)”, explica a pesquisadora Dayseanne Ferraz. Segundo ela, a mediação é feita de forma inclusiva para todos os visitantes, especialmente pessoas com deficiência, por meio de audiodescrição e percepção tátil dos objetos expostos.Peças dos museus do SIMM estarão expostas na Sala dos Sentidos

Para o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, Armando Sobral, os museus do Estado têm se dedicado cada vez mais às políticas que englobam pessoas com deficiência. “A acessibilidade nos museus é um tema que interessa a todos, e está previsto na legislação vigente do território nacional. É uma das funções dos museus: contemplar adequadamente a pluralidade e a diversidade dos modos de ser e de estar no mundo”, ressalta o gestor. 

Serviço: Domingo da Acessibilidade e Inclusão. Dia 18 de outubro, das 09 às 17 h, na Sala dos Sentidos, instalada na Igreja de Santo Alexandre, que integra o Museu de Arte Sacra (MAS). Entrada gratuita.