Notícias

Preamar da Fé emociona com música e cenas de procissões antigas do Círio

Secretaria de Estado de Cultura (Secult) projetou na paredes do Forte do Presépio recortes de romarias passadas ao som ao vivo do músico Salomão Habib
Por Josie Soeiro (SECULT)
18/10/2020 08h38

As crianças vestidas de anjo, tão comuns na história da festividade nazarena, integraram a projeção nas paredes do Forte do PresépioNa noite deste sábado (17) o Forte do Presépio brilhou com a exposição audiovisual Imagens da Fé, uma projeção de cenas e recortes de antigas procissões do Círio. A ação integra a Estação 8 do Preamar da Fé, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A última estação da programação cultural de Círio exibiu uma projeção nas paredes do Forte do Presépio com cenas de procissões remotas acompanhadas da emocionante apresentação musical, ao vivo, de Salomão Habib.

O músico Salomão Habibi executou ao vivo um repertório com músicas emblemáticas da tradição da devoção à padroeira dos paraenses Com a duração de cinco minutos a projeção apresentou cortes dos filmes "Círio Belém 350", de Líbero Luxardo; "Mãos de Outubro", de Vitor Souza Lima; "Círio de Nazaré", de Alan K. Guimarães; e "Registro, Salvaguarda e Difusão das Manifestações Culturais do Pará", todos pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) da Secult. 

A costureira Glayce Abreu, 39, levou a mãe, Cláudia Abreu, 69, para uma volta no Complexo Feliz Lusitânia e gostou do que viu. "Foi um espetáculo inesperado para gente. São imagens simples, mas acompanhadas dessa melodia e nesse espaço fazem a gente continuar vivendo esse clima de Círio. Foi lindo". 

Algumas Estações do Preamar da Fé seguem com exposições abertas até o dia 01 de novembro. Confira.


*Estação 2 – Exposição Porto dos Miritis + Porto Musical, no Porto Futuro
até 01/11.

*Estação 3 – Exposição Sagrado, na Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra
até dezembro.

*Estação 4 – Exposição Em cena – Ex-votos de Nazaré, no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas até 01/11.

*Estação 5 – Exposição Círio das Águas, na Estação Cultural de Icoaraci até 01/11.

*Estação 7 - Festa e Fé, no Theatro da Paz até  25/10.