Notícias

'A ópera por trás da ópera' é tema de webinário nesta sexta-feira (30)

Programação gratuita e aberta ao público reúne profissionais de diferentes áreas sobre os bastidores de um espetáculo operístico
Por Thaís Siqueira (SECULT)
30/10/2020 11h02 - Atualizada em em 09/11/2020 10h29

Nova edição do WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera nesta sexta-feira (30) faz parte da programação do XIX Festival de Ópera Nesta sexta-feira (30), às 17h, há nova edição do WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera, com o tema “A ópera por trás da ópera”. A realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), faz parte da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz.

A visagista e caracterizadora Tiça Camargo, a produtora Cieny Farias, a técnica de som Ana Zastani e o cenógrafo Claudio Bastos, vão abordar a logística dos bastidores de um concerto e todo o universo da ópera e teatro musical. 

Para Cláudio Bastos, cenógrafo e diretor de palco no Pará, o encontro proporciona trocas de experiências. “Conversar sobre o que é uma ópera, sobre como funciona essa integração é muito importante, porque todos estão envolvidos com o mesmo espetáculo, então tem que estar tudo sincronizado, a gente caminha de mãos dadas”, pontua. 

Acesse o Webinário “A ópera por de trás da ópera” pelo canal do YouTube do Theatro da Paz, é gratuito e aberto ao públicoA sintonia de equipe soa como uma orquestra onde todos trabalham alinhados aos movimentos um do outro. “Tem diretor que me chama de maestro, porque como sou diretor de cena eu acabo regendo todos os movimentos de palco”, brinca Cláudio. Uma equipe bem alinhada faz toda diferença não só nos bastidores, como também na apresentação. A técnica de som Ana Zastani enfatiza essa sincronia atrás das cortinas.

"Gosto muito de falar em equipe, cada um sempre depende muito dos outros profissionais. Somos coexistentes, e tudo precisa ser pensado num trabalho em harmonia para que possamos entregar um trabalho para o público. Então, é uma oportunidade da gente dividir um pouquinho de toda essa organização que fazemos nos bastidores de uma ópera, vai ser uma experiência bem legal”, celebra Ana.

*Com informações de Sorella Conteúdo

Serviço
WebCiclo - II Curso de Formação em Ópera
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz 
Webinário “A ópera por de trás da ópera”
Data/Hora: Nesta sexta-feira (30), às 17h.
No canal do YouTube do Theatro da Paz
Programação gratuita e aberta ao público