Notícias

Festival celebra a importância da cultura negra em Icoaraci

A programação é gratuita e segue aberta até o dia 27 de novembro
Por Josie Soeiro (SECULT)
08/11/2020 10h52 - Atualizada em em 11/11/2020 11h33

A programação inclui a Feira de Produtos das Pretas Paridas e a Barraca do ArtistaSeja por meio da dança, música, gastronomia ou moda, a cultura negra se tornou sinônimo de resistência, luta e alegria. E isto pode ser conferido na Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém, que na sexta-feira (06) abriu um Festival Cultural especial, como parte da programação Preamar da Consciência Negra - uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Coletivo Pretas Paridas, Raio de Sol Produções e Casa do Artista.

As atividades do Preamar começaram com um roda de conversa em forma de live sobre o “Protagonismo artístico e o fazer cultural preto em Icoaraci”. "Hoje comentamos um pouco sobre a África que existe no Distrito. Desse fazer, dessa produção cultural e da importância dos lugares, das rezadeiras e das benzedeiras, que estão sendo apagadas da nossa memória coletiva. Nós falamos que elas existem, que estão aqui, mas também quem elas são. Dialogamos sobre a importância da juventude negra, de marcar esse espaço, porque nós já fomos marcados de outras formas, e agora chegou a hora de marcar esse espaço por nossos traços. Então, participar desse momento foi uma honra, até porque essa juventude é quem está nos trazendo, que tem comemorado, sofrido, chorado, mas ainda existe entre nós uma irmandade que vai além da solidariedade, que é uma coisa de irmãs e manas. Isso tem nos afirmado e contribuído para o nosso fortalecimento, principalmente para combater o racismo", destacou uma das apresentadoras da live, Maria Luiza, do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará e Coletivo Pretas Paridas.

Também foi aberta a exposição "Meus Traços", que reúne trabalhos de jovens artistas pretos, a maioria de Icoaraci. A mostra fica aberta até o final da programação. De acordo com Julia Lustosa, uma das expositoras, o objetivo é promover e apresentar a cultura negra por meio de diversas linguagens artísticas.

"Assim como para alguns dos outros artistas, esta é a minha primeira exposição. Para mim, é uma honra enorme expor minhas obras em um espaço que estimo tanto. Eu nasci em Icoaraci e cresci encantada por cada canto deste bairro. Estudei por muito tempo próximo à Estação, e sonhava em vê-la restaurada. Quando fui convidada, me senti muito grata, pois estaria apresentando o que eu mais amo fazer dentro de um local que faz parte das minhas vivências. Acho muito importante a ocupação deste lugar e fico muito feliz em ver que a arte está sendo descentralizada, e que o foco está sendo voltado, mesmo que aos poucos, para a periferia e para as pessoas pretas", ressaltou Júlia Lustosa.

A exposição ’Meus Traços’ reúne trabalhos de jovens artistas pretos

A programação de abertura contou ainda com a apresentação do Grupo Frente Afro-religiosa e a performance de artes visuais de Maurício Laboyang, além da abertura da Feira de Economia Criativa, que funcionará todas as sextas-feiras, sábados e domingos. A Feira Cultural de Icoaraci é gratuita e segue aberta na Estação Cultural até o dia 27 de novembro.

Confira a programação dos próximos dias

10 a 12/11 - Terça a quinta

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

13 a 15/11 - Sexta a domingo

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

16h às 21h - Feira de produtos das Pretas Paridas e Barraca do artista

 

17 a 20/11 - De terça a quinta

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

 

21 a 24/11 - Sexta a terça

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços Júlia”

16h às 21h - Feira de produtos das Pretas Paridas e Barraca do artista

 

25/11 – Quarta

10h às 21h- Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

15h às 21h - Feira de produtos das Pretas Paridas e Barraca do artista

 

26/11 – Quinta

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

15h às 21h - Feira das Pretas Paridas e Barraca do artista

19h - Performance (Emilly Cassandra)

20h - Apresentação musical Borblue

 

27/11 – Sexta

10h às 21h - Exposição coletiva de artes visuais “Meus traços”

15h às 21h - Feira de produtos das Pretas Paridas e Barraca do artista

20h – Apresentação Carimbó de Icoaraci