Governador entrega premiação ao vencedor do concurso 'São Benedito de Arte Popular'

Por Úrsula Pereira (SECULT)
01/08/2019 14h47

O Governador do Pará, Helder Barbalho, entregou hoje (01), a premiação ao vencedor do concurso 'São Benedito de Arte Popular', que regulamentou a escolha do protótipo da nova estátua do Santo Preto por meio da votação popular. A escultura será reproduzida em escala monumental, substituindo a imagem do santo padroeiro da cidade de Bragança, que desabou em maio deste ano.

Quinze protótipos de artistas de nove municípios do Pará foram pré-selecionados. A votação aconteceu no Museu Teatro da Marujada e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), pois foi realizada via urna eletrônica.

No total, foram apurados 1.563 votos, ao longo dos 15 dias de votação. Com 752 votos, o vencedor foi Valdeci dos Santos, de 43 anos, natural da cidade de Viseu, mas que reside no município há 15 anos e já se considera um filho da cidade. Valdeci é escultor há 25 anos e já havia trabalhado na reforma da antiga imagem.

O Governador agradeceu a oportunidade de conhecer pessoalmente o criador da imagem vencedora do concurso, que recebeu uma premiação no valor de R$ 8 mil e sua escultura servirá de base para a reconstrução em escala monumental da imagem. A obra estará a cargo da Secretaria de Obras Públicas (Sedop).

"Muito valorosa a inovação de chamar os artistas, escultores e artesãos para proporem um novo monumento e a sociedade bragantina escolher democraticamente a que melhor representa a cultura e a devoção do povo da região", e continuou: "Entregamos o prêmio para o escultor vencedor do concurso, nosso querido Valdeci e agora mãos à obra! O Governo do Estado vai executar o projeto e na festa de São Benedito estaremos com todos os marujos, marujas e o povo de Bragança, devolvendo a imagem do Santo Preto para a nossa querida e histórica Pérola do Caeté", afirmou Helder.

De acordo com o escultor, é motivador e uma honra saber que seu trabalho vai representar um dos pontos turísticos mais importantes da sua cidade. "Estou muito feliz com o prêmio, principalmente porque agora vou conseguir finalizar meu ateliê, que fica bem ao lado do Mirante. Vou morar e trabalhar bem pertinho de São Benedito".

A iniciativa dessa ação é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Obras Públicas (Sedop). Para a Ursula Vidal, secretária de Cultura, a intenção é valorizar a produção dos artistas paraenses e os aspectos desta prática cultural. "Queremos devolver aos bragantinos essa imagem tão simbólica, instalada no Mirante. Portanto, mesmo diante da dor da perda causada pelo desabamento da imagem, é uma alegria para o Governo do Pará devolver à população de Bragança, antes da Marujada", finalizou.