Notícias

Secult Divulga resultado do credenciamento para o espaço geek “Beco dos Artistas”

Por Gabriel Marques (SECULT)
19/08/2019 12h07

A Secretaria de Cultura (Secult) divulgou em seu site oficial, nesta segunda-feira (19), o resultado do credenciamento de artistas para o espaço “Beco Dos Artistas” – Espaço destinado a quadrinistas, ilustradores e artistas visuais independentes.  O edital 09/2019 selecionou 21 profissionais com trabalhos de quadrinhos e artísticos originais de autoria própria.

O espaço geek fará parte da programação da XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes que acontecerá no período de 24 de agosto a 01 de setembro de 2019, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A iniciativa surge como uma forma de valorizar esse público e o mercado pulsante que existe em Belém, voltado para a temática. No local, os artistas poderão expor e comercializar produtos direcionados para o segmento.

Com o passar dos anos, o mercado geek vem crescendo cada vez mais no Brasil por meio da produção de animes, HQ’s e produtos licenciados, além da realização de grandes eventos como a Comic Con, em São Paulo. Belém também ganha cada vez mais adeptos do universo geek, servindo de palco para eventos bem mais organizados e movimentando um mercado que ganha potência no norte do país. Atuando em sintonia com esta tendência, a Secult pretende contemplar este público com o “Beco dos Artistas”, idealizado para abrigar os artistas selecionados no edital, de forma que possam expor e comercializar suas obras e atrair a curiosidade e o contato do público com esta expressão artística.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o credenciamento é uma forma direta de interação entre a Secult e os artistas da cena local. “Desde o inicio do ano a gente estava estudando como abordar essa temática, que tem imenso valor artístico e criativo. Era uma exigência nossa que buscássemos uma forma de valorizar a produção local. Durante a ‘Escuta da Setorial do Livro, Leitura e Literatura’ surgiu a ideia e nós aproveitamos para colocar em prática durante a Feira do Livro”.

O edital está disponível no site da Secult. Clique aqui para acessar.