Notícias

Concerto da OSTP integra abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Por Iego Rocha (SECULT)
23/08/2019 16h33

OSTP, regida por Miguel Campos Neto, é atração da abertura da Feira do LivroUm concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) está na programação de abertura da XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, no próximo sábado (24), às 21 h, no Hangar - Centro Convenções e Feiras da Amazônia. Com regência do maestro titular Miguel Campos Neto, e participação de alunos do 1º curso de Formação em Ópera, o concerto terá entrada franca. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz, com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP) e Teatro Margarida Schivasappa.

No repertório, obras do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes da música erudita nacional, e do maestro e compositor paraense Waldemar Henrique, ambos celebrados por aliar a música erudita às sonoridades da cultura popular brasileira. De acordo com Miguel Campos Neto, o repertório valoriza o conceito da Feira neste ano, com destaque para a quebra de paradigmas e dos desafios impostos pelo atual cenário econômico e social do país, em especial da região Norte.

“Vamos tocar um balé de Villa-Lobos chamado ‘Floresta do Amazonas’, que dialoga com o momento em que vivemos. Os olhos estão voltados para esse problema, quando falamos de Amazônia. Nesse exato momento estamos em um ponto crítico. Então, vamos resgatar uma obra de Villa-Lobos dos anos 1950, de celebração da floresta”, disse o maestro.

Também serão apresentadas, de autoria de Villa-Lobos, as famosas “Bachianas” e “Trenzinho do Caipira”. De Waldemar Henrique, a OSTP executará “Uirapuru”, “Boi Bumbá” e “Minha Terra”, esta uma de suas primeiras composições, de 1923, escrita pouco tempo após o seu retorno de Portugal ao Pará.

Novidade - Neste ano, uma das novidades da Feira do Livro será a participação de alunos do 1º curso de Formação em Ópera, que está sendo realizado como parte das ações do XVIII Festival de Ópera, incluindo aulas de esgrima, língua estrangeira, atuação e canto. Foram 20 alunos selecionados para participar das etapas da formação, que agora integram a programação da Feira como preparação para uma carreira operística no Brasil ou no exterior.

Para a soprano Kézia Andrade, que já participou de outros concertos com a OSTP, e desta vez cantará como solista, “a iniciativa é importante para a valorização dos cantores da terra. Temos muitas joias que só são descobertas a partir dessas oportunidades”. Também participarão como solistas Ione Carvalho (soprano), Elizabeth Moura (soprano), Oséias Duarte Júnior (barítono) e Milton Monte (barítono).

Serviço: Concerto da OSTP na abertura da XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, neste sábado (24), às 21 h, no Hangar - Centro de Feiras e Convenções (Avenida Dr. Freitas, s/n, bairro do Marco). Entrada gratuita.

Programa

Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 7, Movimentos 1, 2 e 3.
Trenzinho do Caipira - Toccata (Bachianas Brasileiras nº 2)
Bachianas nº 5, Primeiro Movimento
Solista: Kézia Andrade (soprano)

CANÇÕES DE “A FLORESTA DO AMAZONAS"
Veleiros
Solista: Ione Carvalho (soprano)
Cair da tarde
Canção do Amor
Solista: Elizabeth Moura (soprano)
Melodia Sentimental
Solista: Ione Carvalho (soprano)

WALDEMAR HENRIQUE
Uirapuru
Solista: Oséias Duarte Júnior (barítono)
Boi-Bumbá
Solista: Milton Monte (barítono)
Minha Terra
Solistas: 20 alunos do primeiro curso de formação em ópera