Feira do Livro e das Multivozes faz reverência a homenageados neste domingo

Por Úrsula Pereira (SECULT)
24/08/2019 20h39

Os dois grandes homenageados pela 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes são destaque no primeiro dia da programação técnica. Duas personalidades de grande importância nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social: o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora e ativista Zélia Amador de Deus, participam do Encontro Literário deste domingo (25), a partir das 20h, na Arena Multivozes. É oportunidade de interagir com duas grandes personalidades paraenses, que este ano recebem o devido reconhecimento no maior evento literário da região.

A programação deste domingo é voltada às Vozes dos Homenageados. As atividades começam pela manhã, às 10h30, com a exibição dos curtas “Trilogia da Turma da Pororoca”, na Arena Multivozes. No mesmo horário, na Arena Walcyr Monteiro, o público poderá assistir ao espetáculo teatral “Cada qual em seu barril”, da Cia dos Notáveis Clowns. Em seguida, às 11h30, a feira abre espaço para a programação infantil, com a contação “História dos livros e suas histórias”, que será feita por Yandra Galuppo.

A Arena Multivozes também terá, neste domingo, o Sarau Encharcado, com Renato Gusmão (14h); a conferência “Imagens urbana na poesia de Paes Loureiro”, com Silvio Holanda (15h); a mesa redonda “Paes Loureiro, pensador da Amazônia (poesia e ensaísmo), da qual participam Relivaldo Pinho e Luís Heleno Montoril Del Castilo, com mediação de Carlos Dias (16h); e a conferência “Negritude e ativismo no Pará”, com Flávia Ribeiro (18h).

Teatro – A programação segue na Arena Walcyr Monteiro, com dois espetáculos teatrais: “Projeto escrevendo a nossa história”, parceria da Imprensa Oficial do Estado (IOE) com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (Cemja), às 16h; e “Vozes da criação”, que será apresentado pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio e Artes São Lucas, às 17h. A programação do dia termina com show do Arraial do Pavulagem, na área externa do Hangar, às 21h.

Programação:
25/08 (DOMINGO) - VOZES DOS HOMENAGEADOS
ARENA MULTIVOZES
10h30 – PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Exibição dos curtas: "Trilogia da Turma da Pororoca"

14h – PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Sarau Encharcado - Renato Gusmão (PA)

15h – CONFERÊNCIA
Imagens urbanas na poesia de Paes Loureiro - Silvio Holanda (PA)

16h – MESA REDONDA
Paes Loureiro, Pensador da Amazônia (Poesia e Ensaísmo) - Relivaldo Pinho (PA) e Luís Heleno Montoril Del Castilo (PA)
Mediação: Carlos Dias (PA)

17h – PROGRAMAÇAO CULTURAL
Alma e resistência: tributo a Zélia Amador de Deus (Performance Juliana Mapemba/PA, Carlos Vera Cruz/PA e Preto Michel/PA)

18h – CONFERÊNCIA
Negritude e Ativismo no Pará - Flávia Ribeiro (PA)

19h – MESA REDONDA
ATO-LUTA-VOZ de Zélia Amador de Deus, a Herdeira de Ananse - Joana Carmen (PA) e Ceci Bandeira (PA)

20h – ENCONTRO LITERÁRIO
João de Jesus Paes Loureiro (PA) e Zélia Amador (PA)
Mediação: Paulo Maués Corrêa (PA)

ARENA WALCYR MONTEIRO

10h30 – Espetáculo Teatral: “Cada qual em seu barril” (Cia dos Notáveis Clowns)
11h30 – Contação de História: "História dos livros e suas histórias" (Yandra Galuppo)
15h – Espetáculo Teatral: “Curupira” (In Bust - Teatro de Bonecos)
16h – Espetáculo Teatral: "Projeto Escrevendo a Nossa História" (CEMJA / IOE)
17h – Espetáculo Teatral: "Vozes da criação" - EEETMA São Lucas (Castanhal/SEDUC)
18h – Contação de História: "O homem da árvore na cabeça" (Zezé Caxiado)
19h – Espetáculo Teatral: A vida que sempre morre, que se perde em que se perca (Grupo Gruta)
ARENA EXTERNA
21h – Arraial do Pavulagem

Serviço:
A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que segue até 1º de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Visitação de 10h às 21h, com entrada franca.