Projetos e Ações

Obras e reformas

Estação Ferroviária de Icoaraci
A Secretaria de Estado de Cultura reabriu em agosto de 2020 a Estação Cultural de Icoaraci, antiga Estação Pinheiro, como novo espaço da cultura icoaraciense com uma exposição e feirinha de alimentos e artesanatos. A Estação Cultural foi entregue com cozinha, salas para prática artística e de administração, palco, camarim, banheiros e nove barracas para a feirinha.


Palacete Faciola
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) já começou a primeira fase do processo para as obras de restauro, revitalização e requalificação do Palacete Faciola. A obra está orçada em R$ 15.940.000,00 e deve ser entregue em 25 meses, abrigando a nova sede do DPHAC e do Museu da Imagem e do Som.


Memorial da Cabanagem
Em agosto de 2020, a Secult entregou mais uma etapa das obras de restauração do Memorial da Cabanagem. Agora, o espaço conta com área administrativa; banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, de guarita com copa e banheiro para os guardas, além do projeto luminotécnico e intervenção paisagística que já havia sido entregue em janeiro do mesmo ano.

Restauração do acervo do Memorial do Porto
O Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), órgão ligado à Secult, é o responsável pela restauração de diversos itens do Memorial do Porto, feita no mês de setembro.


Parque Urbano Belém Porto Futuro
Em agosto de 2020, a Secretaria de Estado de Cultura assumiu a gestão do Parque Urbano Porto Futuro, que abriu ao público para visitação o mais novo espaço de cultura, turismo, esporte e lazer da capital paraense.

Museu do Marajó
A Secult assinou um Termo de Comodato que transfere temporariamente a administração e salvaguarda do Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari, ao Sistema Integrado de Museus (SIMM), por 36 meses (três anos), que vai viabilizar a reconstrução do espaço. O museu foi idealizado pelo padre Giovanni Gallo em 1972 e conta com cerca de 5 mil peças de cerâmica, que preservam a história e a memória do povo marajoara.

Mais Projetos e Ações