Na manhã desta sexta-feira, 16, os servidores da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) receberam a visita da Irmandade do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari, no Marajó. O encontro, cheio de devoção, iniciou com a ladainha da chegada promovida pelos foliões.
O Secretário de Estado de Cultura em exercício, Bruno Chagas, destacou que a peregrinação é um momento de devoção e uma oportunidade para presenciar uma das manifestações culturais mais bonitas do Estado do Pará. “ Quero agradecer ao município de Cachoeira do Arari por estar aqui conosco neste dia com esta manifestação belíssima, reconhecida como patrimônio”, pontuou.
Para o presidente da Irmandade, Albertinho Leão, o sentimento é de satisfação ao retornar à Secult com esta manifestação.
Os servidores tiveram um momento pessoal de devoção. Em seguida, a Imagem de São Sebastião percorreu os setores da Secretaria e encerrou com a folia da despedida.
A festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, é uma manifestação cultural reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e a festividade é realizada anualmente.