Notícias

Secult promove jornada formativa aos delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília

O encontro, previsto para março, em Brasília, vai orientar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura
Por Juliana Amaral (ASCOM)
28/02/2024 16h05

Conferência Estadual de Cultura de 2023, ocasião em que foram selecionados os delegados

Na última terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura deram início a uma jornada formativa para a delegação de Cultura do Pará. A iniciativa visa promover a troca de informações e esclarecimentos sobre a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), que acontecerá em Brasília, dos dias 4 a 8 de março. 

A delegação é formada por 40 delegados, escolhidos durante a Conferência Estadual que ocorreu em novembro de 2023. A Secult irá viabilizar a participação da delegação, junto com a secretária de Estado de Cultura e presidente do Conselho, Ursula Vidal, e o vice-presidente do Conselho, Paulo Miranda.

A jornada formativa será dividida em três reuniões, realizadas de forma online, às 19h, nos dias 27, 28 e 29. Além dos delegados, também participarão gestores públicos e técnicos envolvidos no apoio à delegação. Na oportunidade serão apresentados o panorama geral e as diretrizes da 4ª Conferência Nacional, que será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), após um hiato de 10 anos. Entre os objetivos da jornada, a discussão a respeito da presença e protagonismo amazônico na 4ª CNC. 

“Considerando que a 4ª Conferência Nacional de Cultura definirá as bases para a formulação do Plano Nacional de Cultura, é fundamental que os delegados do Pará cheguem a Brasília com clareza sobre as principais questões a serem debatidas e defendidas. Isso garantirá que as políticas públicas voltadas para a cultura, especialmente as desenvolvidas pelo Governo Federal, correspondam aos reais interesses dos povos amazônidas”, aponta Paulo Miranda, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. 

A conferência tem uma importância estratégica para o setor. Este ano, com o tema “Democracia e Direito à Cultura", deverá reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para nortear a pasta na próxima década. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). 

Poderão participar da 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates. 

“A 4ª Conferência Nacional de Cultura vai promover um encontro importantíssimo, que vai definir os próximos 10 anos da cultura brasileira. Então, é fundamental que nós estejamos em total sintonia a respeito das necessidades da cultura amazônica, paraense. Tendo isso em vista, a jornada formativa será um processo de afinamento do que já foi discutido durante a Conferência Estadual, em novembro do ano passado. Além disso, será introduzido aos delegados e toda equipe que estará conosco, o regimento desta etapa nacional”, afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

Os delegados são oriundos de todas as regiões de integração do Pará, dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bragança, Bujaru, Capanema, Castanhal, Canaã dos Carajás, Colares, Conceição do Araguaia, Curralinho, Dom Eliseu, Itaituba, Itupiranga, Juruti, Marabá, Marapanim, Marituba, Moju, Óbidos, Parauapebas, Portel, Rondon do Pará, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista, Terra Santa, Trairão, Tucumã, Tucuruí e Viseu.